segunda-feira, 7 de abril de 2014

Circo de Mafate - Ilha da Reunião

Antes que haja confusões, convém explicar que em geologia, um circo é uma feição topográfica de depressão funda de origem glaciária, com a forma de anfiteatro com um lado cortado, junto ao topo da montanha. 
Isto tudo só para poder dizer que este é mais um postal de um local UNESCO novo. Os Pitons, Circos e Escarpas da Ilha da Reunião, entraram para a lista do Património Mundial em 2010. 
O Circo de Mafate é uma caldeira vulcânica formada a partir do colapso do vulcão Piton des Neiges. Este vulcão foi a origem de dois outros circos, mas apenas Mafate está totalmente localizado dentro do perímetro definido como Património Mundial.

Editions Clin D'Oil * © TAVERA ph. 
Os Pitons, Circos e Escarpas da Ilha da Reunião coincide com o coração do Parque Nacional da Reunião.  A propriedade abrange mais de 100.000 ha ou 40% da Ilha da Reunião, composta por dois maciços vulcânicos adjacentes, localizada no sudoeste do Oceano Índico. Dominado por dois imponentes picos vulcânicos, paredes maciças e três circos, a propriedade inclui uma grande variedade de terreno acidentado e escarpas impressionantes, desfiladeiros florestados e bacias, criando uma paisagem visualmente impressionante.
É o habitat natural para uma grande diversidade de plantas, apresentando um elevado nível de endemismo. Existem florestas subtropicais, florestas de altitude e charnecas, criando um notável e visualmente atraente mosaico de ecossistemas e paisagens.

Sem comentários: