quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

RU-1355532 & RU-1359231

E depois dos postais oficiais da Finlândia, agora tenho dois da Rússia. Julgo que são os dois inéditos no que diz respeito aos edifícios apresentados. Se não me engano, esta é a minha 1ª mesquita e o 1º castelo da Rússia.

 RU-1355532, enviado pela Leka.
A Mesquita de São Petersburgo abriu em 1913 e na altura era a maior da Rússia. Situa-se na baixa da cidade e tem lugar para 5000 pessoas.
Aquando da sua construção, a comunidade muçulmana na Rússia tinha mais de 8000 pessoas e projecto incial da mesquita, previa que pudesse alberga a maioria delas.
Os fiéis são separados por sexos durante os serviços religiosos; as mulheres fica no 1º piso e os homens no rés-do-chão.
 
Foto: Kirill Sokolov
RU-1359231, enviado pela Natalia.
Na Rússia existem muitas igrejas, mosteiros fortificados, fortalezas militares e casas senhoriais da nobreza mas os castelos são raros. Contudo, na região de Vladimir podemos encontrar algo que se parece a um chateau medieval francês, o Castelo Muromtsevo.
Segundo consta Vladimir Khrapovitsky, um nobre russo, viajava pela França no século XIX e durante a viagem terá conhecido um lorde francês com quem apostou que conseguiria construir na Rússia um castelo tão grandioso como os franceses. 
Ao voltar para a Rússia comprou um pedaço de terra e contratou os melhores artesãos e arquitectos para construir o castelo. O castelo foi construído e o lorde francês até o foi ver. Durante as últimas décadas do século XIX  e início do século XX, o castelo era conhecido como um dos mais requintados do oeste da Rússia. Um lago, estábulos, um teatro e um pavilhão foram acrescentados ao longo dos anos.  
Com a chegada da Revolução Russa, os senhores dos castelos não eram bem vistos e os  Khrapovitskys fugiram e morreram na ruína.  O castelo passou a albergar uma universidade e um hospital durante a Grande Guerra Patriótica. O fim do período Soviético marcou a sua decadência. O único sinal de restauro foi um novo telhado colocado por uma empresa alemã, mas apenas isso e assim permanece no meio da floresta.

1 comentário:

João disse...

Muito belo este cartão.