domingo, 30 de dezembro de 2012

Castelos polacos

Os castelos nunca são demais e todas as oportunidades são boas para conseguir ainda mais. Assim, escolhi mais estes dois castelos polacos aquando da minha última troca com o Emerich.
Já tenho uns quantos castelos polacos e agora tenho mais este dois, o castelo, ou melhor, as ruínas do castelo de Dobczyce e o castelo Rabsztyn, ambos no sul do país.  

Photo by Wojciech Gorgolewski
As ruínas do castelo real em Dobczyce, situam-se a 30 km's sul de Cracóvia e têm vista para o vale do rio Raba. O castelo foi construído no século XIV e tornou-se um importante centro cultural para a região durante o século XV.  Foi bastante danificado durantes as guerras do século XVIII.  
Uma visita ao castelo vale a pena não só para ver as muralhas góticas, a capela e as torres mas também para poder apreciar a vista sobre o vale. 

 Photo by Krysztof Kaminski
Originalmente construído pelo Rei Casimiro para proteger o centro mineiro de fazer dinheiro em Olkusz, Rabsztyn consiste em dois castelos separados - o original do século XIV e um outro maior construído no século XVII em estilo renascentista. 
Hoje em dia não há quase nada para ver do 1º castelo, aliás, já quase nem dá para distinguir as suas muralhas das rochas. 
As muralhas do 2º castelo ainda nos dão uma ideia do tamanho desta antiga fortaleza. Recentemente, a entrada, algumas pontes e uma das torres do castelo foram restauradas. Actualemente o castelo alberga um pequeno museu.

Sem comentários: