quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Castelo de Faro

E depois de dois castelos alentejanos e um ribatejano, agora tenho um algarvio, enviado pelo Tiago. Este é apenas o meu 2º postal do castelo de Faro, mais um castelo que não conheço.

 Forways, LDA
O que resta do castelo de faro, faz parte de uma estrutura defensiva da cidade, que deve ter origem romana e foi posteriormente reforçada pelos árabes. O castelo parece ter sido construído, depois da Reconquista Cristã da Península, sobre a Alcáçova de origem muçulmana. 
 Em 1596, Faro sofre um ataque das forças inglesas, é saqueada e incendiada, tendo que ser alvo de obras de reconstrução ao longo de vários anos e já no século XVII, mais obras fazem a adaptação do castelo e muralhas da cidade, para o uso de artilharia.
 No século XVIII, o castelo foi quartel do Regimento de Artilharia do Reino do Algarve e em finais do século XIX, foi arrendado a uma empresa que o converteu em fábrica de álcool.
 As alterações feitas, para funcionar como fábrica, adulteraram muito o castelo, que também foi vítima da abertura de uma rua através das muralhas, a actual Rua do Castelo. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-faro-15533

Sem comentários: