sábado, 14 de maio de 2011

Villa Adriana & Villa d'Este - Itália

Villa Adriana, no 1º postal e Villa d'Este no 2º, são dois novos locais unesco da Itália. Ficam a faltar-me 8 locais de Itália. Estive para visitar estes dois locais quando fui a Roma, ficam a apenas 30 km's de distância. Os postais foram enviados pela Anne "aj-person".

A Villa Adriana é um antigo complexo palaciano construído, no século II, para o Imperador Adriano na cidade de Tivoli. É considerado um dos mais ricos conjuntos monumentais da Antiguidade. Actualmente encontra-se em ruínas, cobrindo uma superfície de 120 hectares, dos quais 40 estão visíveis.

A villa foi criada como lugar de retiro de Adriano. Dizia-se que não gostava do palácio no Monte Paladino em Roma e por isso mandou construir este lugar, onde passou os últimos anos da sua vida.

O complexo inclui mais de 3o edifícios entre os quais palácios, fontes, termas, bibliotecas, teatro, templos, etc.

Faz parte da Lista do Património Mundial desde 1999.

A Villa d'Este é um palácio que tal como a Villa Adriana, também se situa em Tivoli. Foi classificada como Património Mundial da Humanidade em 2001 que a considerou uma obra prima da arquitectura e, especialmente, do desenho de jardins.
"A Villa d'Este foi encomendada pelo Cardeal Ippolito II d'Este (1509-1572), filho de Afonso I d'este e de Lucrécia Bórgia.
A partir de 1550 e até à sua morte, em 1572, quando a villa estava quase completa, Ippolito criou um cenário palaciano rodeado por um fabuloso jardim em terraços ao Estilo Renascença tardio Maneirista, o qual tirou total vantagem da dramática encosta mas requereu inovações para trazer um caudal suficiente de água, a qual foi empregue em cascatas, tanques de água, canais e lagos, jactos de água e fontes, giochi d'acqua (jogos de água).

Usando a inspiração no desenho (além de muitas estátuas e muito do mármore usado para a construção) da vizinha Villa Adriana e a revitalização de técnicas de engenharia hidráulica romanas para fornecer água a uma sequência de fontes, o Cardeal criou um elaborado jardim de fantasia, o qual mistura elementos arquitectónicos com elementos aquáticos e teve uma enorme influência no desenho paisagístico na Europa." - in: wikipédia

Sem comentários: