sábado, 7 de maio de 2011

Guimarães

Ontem estava sem vontade de fazer actualizações mas hoje vou tentar recuperar o tempo perdido, até porque ainda tenho aqui um verdadeiro montinho de postais. Para esse montinho contribuiram e muito estes postais de Guimarães enviados pelo Manú por troca de alguns dos meus postais rejeitados. Era suposto o meu envelope já ter chegado à caixa do Manú mas até agora não há notícias dele. No mesmo dia enviei-lhe um outro postal e esse já chegou!!

Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, tendo o seu centro histórico sido considerado Património Mundial da Humidade em 2001 pela Unesco. É um dos maiores centros turísticos da região.


Guimarães é muitas vezes designada como "Cidade Berço", devido ao facto aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade e fundamentalmente pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, travada na periferia da cidade em 24 de Junho de 1128, teve para a formação da nacionalidade.

Os "Vimaranenses" são orgulhosamente tratados por "Conquistadores", fruto dessa herança histórica de conquista iniciada precisamente em Guimarães.

É no centro histórico de Guimarães que se concentram a maior parte dos restaurantes, bares, galerias e lojas da cidade. É nesta zona que todos os dias os jovens se reúnem para se divertir dando vida às belas praças.


A Guimarães actual soube conciliar, da melhor forma, a história e consequente manutenção do património com o dinamismo e empreendedorismo que caracterizam as cidades modernas, que se manifestou na nomeação para Capital Europeia da Cultura em 2012, factores que levaram Guimarães a ser eleita pelo New York Times como um dos 41 locais a visitar em 2011 e a considerá-la um dos emergentes pontos culturais da Pensínsula Ibérica.

Sem comentários: