segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Novos Unesco da Rússia

Para além dos postais que já mostrei, hoje chegaram também estes 3 lindos postais unesco da Rússia. Fiquei agradavelmente surpreendida quando abri o envelope porque não estava à espera que fossem tão bonitos. Quando combinei a troca com a Olya "reddew" apenas disse que gostaria de receber postais destes 3 locais: Monumentos Históricos de Novgorod e Arredores; Conjunto Cultural e Histórico das Ilhas Solovetskey e Complexo Arquitectónico e Histórico do Kremlin de Kazan, não vi os postais. Foi uma excelente surpresa.

Novgorod é uma cidade russa nas margens do rio Volkhov, situada a 155 km a sudeste de São Petersburgo e a 552 km a noroeste de Moscovo.
Novgorod foi a primeira capital da Rússia no século IX. Situada na antiga rota comercial entre a Ásia Central e a Europa do Norte, esta cidade com os seus vários mosteiros e igrejas, foi um importante centro da vida espiritual ortodoxa e da arquitectura russa. Os seus monumentos medievales e os frescos feitos no século XIV por Teófanes, o Grego, ilustram o extraordinário desenvolvimento alcançado pela arquitectura e criação artística daquela época.

As Ilhas Solovetsky situam-se na Baía Onega, no Mar Branco, Rússia.
O postal mostra o Mosteiro de Solovetskey, a maior cidadela do Cristiamismo no norte da Rússia. Entre 1926-1939 foi uma prisão e um campo de concentração soviético que serviu como um protótipo do sistema Gulag, ou seja, um sistema de campos de trabalhos forçados para criminosos e presos políticos das União Soviética.
As principais estruturas do mosteiro datam do século XVI.
Em 1992, as Ilhas Solovetsky foram inscritas na Lista do Património Mundial da Humanidade como sendo "um extraordinário exemplo de uma povoação mosnástica num ambiente inóspito da Europa do Norte, que ilustra de uma forma admirável a fé, a tenacidade e o espírito empreendedor das últimas comunidade religiosas medievais".

"O Complexo Arquitectónico e Histórico do Kremlin de Kazan é a cidadela histórica principal do Tartaristão, situa-se na cidade de Kazan e foi construído no reinado de Ivan, o Terrível por cima das ruínas do castelo anterior.
O Kremlin de Kazan foi declarado Património Mundial pela Unesco em 2000 e combina harmoniosamente elementos da Igreja Ortodoxa Oriental e da cultura Islâmica." - in: wikipédia

DE-755932

Hoje chegou mais um postal alemão mas este é um oficial e veio da cidade de Leipzig.


DE-755932, enviado pelo "amicodipenna"
A Igreja de São Nicolau é uma das mais conhecidas igrejas de Leipzig e tornou-se famosa pelas Manifestações de Segunda-feira, um elemento essencial da queda da República Democrática da Alemanha em 1989.
A igreja foi construída por volta do ano de 1165, quando a cidade de Leipzig foi fundada. A sua construção inicial é de estilo românico, mas foi ampliada e alargada no começo do século XVI, passando a apresentar um estilo mais gótico.
A igreja tem sido usada pelos protestantes desde 1539, após a Reforma Protestante, no entato a Igreja Católica também faz uso dela.

Um RAS do Claus

Também não sabia que ia receber este postal, mas um RAS é suposto ser surpresa e um Claus faz-me destas surpresas muitas vezes. Desta vez enviou-me este postal com cheirinho a Natal. Foi passar uns dias à ilha da Amrum, uma das Ilhas Frísias no Mar do Norte e enviou-me este postal com uma casinha típica.


Este deve ser um local muito sossegado porque a ilha tem apenas 20 km² e uma população de 2,400 pessoas.
Estas casas são feitas de tijolo e o telhado é coberto de colmo.

Almeirim - Portugal

Não sabia que ia receber este postal, um prémio de uma lotaria feita pela Susana para celebrar o aniversário dela. Este é apenas o meu 2º postal de Almeirim e curiosamente o meu outro postal de lá também foi enviado por uma Susana.


Estas são imagens da Quinta de Alorna em Almeirim. Esta quinta tem uma história de produção de vinho com mais de 200 anos. Em 1723, D. Pedro de Almeida comprou a Quinta de Vale de Nabais. Em meados do século XVIII, viria a ser nomeado Vice-Rei da Índia. Distinguindo-se por actos de bravura na tomada da praça forte de Alorna, o Rei de Portugal, D. João V concedeu-lhe o título de Marquês de Alorna. Regressado a Portugal, mudou o nome da sua quinta para Quinta da Alorna e plantou as primeiras vinhas.
Possui 200 hectares de vinha plantados em terrenos arenosos e de calhau rolado. As castas utilizadas são Fernão Pires, Chardonnay, Arinto, Tália, Trincadeira, entre outras.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Os postais da mana Déa

Dia 23 fiz anos e na caixinha de correio tinha um envelope cheio de postais enviados do outro lado do oceano pela minha "mana" Déa. Eram 7 postais dos chamados turísticos, 1 de aniversário e outro de Natal. Como se não chegasse, hoje recebi mais um postal enviado por ela. Aqui fica o que recebi hoje da Pinoteca de S. Paulo e mais 3 que vinham no envelope de terça-feira.

"A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Ocupa um edifício no Jardim da Luz, no centro de São Paulo. É o mais antigo museu de arte de São Paulo, fundado em 1905 e regulamentado como museu público estadual desde 1911.
A Pinacoteca do Estado abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com quase oito mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX. Destacam-se também a Colecção Brasiliana, integrada por trabalhos de artistas estrangeiros actuantes no Brasil ou inspirados pela iconografia do país, e a Coleção Nemirovsky, com um expressivo conjunto de obras-primas do Modernismo brasileiro. Também conserva um núcleo de pinturas e esculturas oitocentistas eruropeias, além do gabinete de obras sobre papel." - in: wikipédia


Campos do Jordão, a "Suiça Brasileira" é uma localidade no interior de São Paulo, localizada na Serra da Mantiqueira. O postal mostra precisamente um amanhecer na serra.


Por fim, um postal do estado do Pará, no norte do Brasil. Estes bonitos edifícios coloniais encontram-se junto um antigo porto da cidade. Alguns deste edifícios foram restaurados e hoje em dia alguns são museus e outros são restaurantes.

FI-954620

Não sei se foi da greve mas ontem não recebi postais. Para compensar, hoje recebi 6, um deles é este da Islândia mas que é um postal oficial da Finlândia.


FI-954620, enviado pela Jenni.
Em Agosto a Jenni viajou até à Islândia e foi ver este geiser, o Strokkur, que se situa no sul do país. É o geiser mais famoso da Islândia e uma verdadeira atracção turística. Geralmente entra em erupção a cada 4-8 minutos.

RU-261028

Este é um oficial russo enviado de Kaliningrado, um exclave russo entre a Polónia e a Lituânia, à beira do Mar Báltico. É o meu segundo postal desta região. O postal mostra a Catedral da cidade, também conhecida por Catedral de Königsberg, o antigo nome da cidade.

RU-261028, enviado pelo Stefan.
Esta catedral foi construída em 1333 em gótico báltico, um estilo conhecido pela utilização de tijolos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1944, a catedral foi atingida por um bombardeamento inglês. Permaneceu em ruínas até aos anos 90, quando começou a ser reconstruída.
Actualmente tem 2 capelas, uma Luterana, outra Ordotoxa Russa. Tem também um museu e por vezes é usada como sala de concertos.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

NL-492277

Também acho que Amesterdão deve ser uma bela cidade para se visitar e tal como Dudapeste, também está na minha lista.

NL-492277, enviado pela Auke.
Este bonito postal mostra um dos canais da cidade, o Prinsengracht. Os 3 principais canais, Herengracht, Prinsengracht e Keizersgracht, foram construídos no século XVII. Esta rede de canais está incluída na lista do Património Mundial da Humanidade desde há alguns meses.
O Canal Prinsengracht (Canal do Príncipe) é o 4º e o maior dos principais canais de Amesterdão. A maioria das casas ao longo do canal foram construídas durante a Idade de Ouro Holandesa.
Alguns dos locais turísticos junto ao cCanal Prinsengracht incluem a Igreja e o Mercado do Norte, a Casa de Anne Frank, a Igreja Westerkerk (a igreja mais alta da cidade) e o Monumento Gay.

Budapeste - Hungria

A semana passada também chegou este postal de Budapeste enviado pelo Joaquim "kosta28". Não fazia ideia que tinha ido até à Hungria e muito menos que o filho estudava em Budapeste.
Não me importava nada de ter alguém conhecido a estudar, trabalhar ou viver lá e que eu pudesse visitar. Tenho a certeza que Budapeste deve ser uma bela cidade para se conhecer. Está na minha lista.


No postal estão alguns símbolos da cidade: o Parlamento Húngaro, o Castelo de Buda a Ponte Széchenyi Lánchíd e a Estátua da Liberdade.

Postais da Indonésia

Tenho andado com preguiça e por isso não tenho feito actualizações. Esta semana já recebi alguns postais mas ainda tenho outros da semana passada para mostrar.
Estes são da Indonésia e foram enviados pela Shinta.



Como gosto muito de vulcões, tive de escolher estes 2 postais.
Este 1º vulcão foi muito falado nas últimas semanas porque entrou em erupção no passado dia 25 de Outubro e já causou mais de 300 mortos. O Merapi localiza-se na ilha de Java e é o vulcão mais activo da Indonésia.

Este postal também é de Java, mais concretamente de Java Ocidental. Pangandaram é uma pequena cidade mas é um destino turístico muito procurado, especialmente por causa das suas praias.

E depois de 4 postais da ilha de Java, eis que surge um de Bali. O postal mostra uma praia de areia preta no leste da ilha.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Jardim Botânico de Pádua

Já tinha tido outras oportunidades para ter postais deste local mas eu queria este postal e só este. Os outros eram grandes planos de plantas de que não gostei muito. Finalmente consegui-o através da Isabella "red.panda".


O Jardim Botânico de Pádua foi fundado em 1545 e é o jardim botânico universitário mais antigo do mundo.
O seu objectivo principal era o cultivo de plantas medicinais e daí produzir medicamentos naturais e também ajudar os alunos da universidade de Pádua a identificar plantas.
Em 1997 foi incluído na lista do Património Mundial com a seguinte justificação: o jardim botânico de Pádua é a origem de todos os jardins botânicos do mundo e representa nascimento da ciência, os intercâmbios científicos e a compreenção das relações entre natureza e cultura. Contribuiu para o progresso de várias disciplinas científicas modernas, em particular a botânica, medicina, química, ecología e farmácia.

Residência de Montanha em Chengde

Depois do Exécito de Terracota recebi mais este unesco da China, Residência de Montanha e Templos Vizinhos em Chengde. Este local está classificado como Património Mundial desde 1994.
O postal foi enviado pelo "nixil".


"A Residência de Montanha e Templos Vizinhos em Chengde é um Património Mundial em Chengde, China. Era a residência de Verão do imperador Kangxi. A residência ocupa uma área de 5,64 quilómetros quadrados, ou seja, é duas vezes maior que o palácio de Verão em Pequim. É o maior jardim imperial existente na China. Ela divide-se em quatro áreas: área de residência, área de lagos, área de planície e área de montanhas.

Em 1703, o imperador Kangxi, da dinastia Qing, decidiu construir em Chengde um novo palácio. Em 1792, as obras de construção terminaram depois de 89 anos. O imperador Qianlong baptizou-a "Residência de Verão"." - in: wikipédia

Birka - Suécia

Ontem recebi 4 postais e 3 deles são de locais unesco novos, 1 da Suécia, 1 da China e outro de Itália. Este é da Suécia e foi enviado pela Merja "merjade".

Birka é um sítio arqueológico situado na ilha de Björkö e esteve povoado nos séculos siglos IX e X. Juantamente com o sítio de Hovgården, localizado na ilha vizinha de Adelsö, forma um conjunto arqueológico ilustrativo das complexas redes comerciais no tempo dos vikings e da sua influência na histórica da Escandinávia.
Birkafoi também a sede a congregação cristã mais antiga da Suécia, fundada em 831 por S. Ansgar. No postal está a capela de S. Ansgar, construída 1000 anos depois da sua chegada a Birka.
Os sítios arqueológicos de Birka e Hovgarden estão classificados como Património Mundial da Humanidade desde 1993.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Troca com a Anne

Esta é mais uma troca unesco, a minha 1ª troca com a Anne "aj-person" da Finlândia. Enviei-lhe 2 postais unesco da Espanha e ela enviou-me um unesco novo de Itália, Residências da Casa de Sabóia, e um postal de Edimburgo, que também é unesco mas já tenho outro postal de lá.

"O Palazzo Madama e Casaforte degli Acaja é um palácio da Itália situado em Turim, na centralíssima Piazza Castello (Praça do Castelo). O palácio é constituido por dois núcelos interligados entre si: o barroco Palazzo Madama e o medieval Casaforte degli Acaja, formando um corolário de dois mil anos de história do Piemonte.
Foi proclamado Património da Humanidade pela Unesco em 1997, como parte do conjunto Residências da Casa de Sabóia." - in: wikipédia

Não foi há muito tempo que recebi outro postal de Edimburgo mas quis receber também este porque o achei bonito. Tal como o outro, este postal também mostra o castelo, neste caso, o castelo visto desde os Jardins da Princes Street, um parque público no centro da cidade criado em 1820.

Grande Barreira de Coral

Volto a mais uma sessão com postais unesco. Recomeço com este da Grande Barreira de Coral na Austrália, enviado pela Heather.
Este lugar deve ser uma verdadeira maravilha, todas as imagens que vi de lá são fantásticas. No postal podem ver-se a Ilha Verde, o Ilhéu Upolu, o recife e o Ilhéu Michaelmas.

A Grande Barreira de Coral é o maior refcife de coral do mundo, com uma extensão de cerca de 2300 km, situada junto à costa nordeste do estado australiano de Queensland.

Apesar de ser considerada a maior construção feita por seres vivos, a Grande Barreira de Coral (GBC) não é uma estrutura única. Na realidade, é constituída por mais de 2.900 recifes de coral e 940 ilhas, independentes.
Este conjunto estende-se ao longo de cerca de 2.000 km e cobre uma área aproximada de 350.000 km2 - cerca de 3 vezes a de Portugal. É tão grande, que é possível avistá-la do espaço.
A GBC separa a linha de costa do NE australiano, do mar. Entre a GBC e a terra, estende-se uma longa lagoa de águas calmas. Durante todo o ano, as suas águas quentes e límpidas mantêm-se acima dos 21º C.
Os corais que crescem na parte da lagoa são delicados e frágeis. Os que crescem do lado exterior, exposto à acção directa das ondas e correntes, são mais robustos e resistentes.
Estima-se que a GBC se tenha começado a formar no fim da última glaciação, há cerca de 20.000 anos. Nesta zona da Austrália, o mar invadiu as regiões costeiras e o seu nível subiu quase 120 m. As condições ambientais aqui criadas, permitiram o crescimento dos primeiros corais.
Ao longo do tempo, os seus esqueletos de carbonato de cálcio sobrepuseram-se e foram cimentados por algas calcárias. De tal modo, que a extensão dos recifes foi aumentando progressivamente. Isto permitiu o estabelecimento de uma das comunidades biológicas mais ricas do planeta, análoga às florestas tropicais húmidas.
De facto, a variedade da vida aqui existente é extraordinária, incluindo mais de 400 espécies diferentes de corais, 4.000 de moluscos, 1.500 de peixes, 6 de tartarugas, 35 de aves marinhas e 23 de mamíferos marinhos.
As maiores ameaças para a GBC são os tufões, o lixiviamento (coral bleaching) e a estrela-coroa-de-espinhos (Acanthaster planci). A acção directa do homem é minima, uma vez que, nesta zona, a densidade populacional é baixa e o esforço de pescaé reduzido.
Em 1975, foi criado o Great Barrier Reef Marine Park, responsável pela supervisão da Grande Barreira de Coral. A UNESCO declarou-a Património da Humanidade em 1981. - in:
http://www.oceanario.pt/cms/1286/

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

US-896274

Que tristeza, hoje não chegou nenhum postal e ontem só chegou este oficial dos EUA. Pode ser que amanhã cheguem uns 3 ou 4.


US-896274, enviado pela Ellie.
Michigan é um dos 50 estados dos EUA, localizado na região centro-oeste do país. A capital do estado é Lansing e Detroit é a maior cidade.
No postal estão as Cataratas Tahquamenon; o farol Grand Haven, a Ponte Mackinac; o Renaissancer Center, o arranha-céus sede mundial da General Motors; o edifício do capitólio em Lansing.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

FI-946252

Hoje chegou este oficial da Finlândia e este sim, é um postal com uma catedral, a Catedral de Turku.


FI-946252, envido pelo Pirjo.
A Catedral de Turku é a Igreja Matriz da Igreja Evangélica Luterana da Finlândia e um santuário nacional.
É considerada o edifício religioso mais importante da Finlândia. Testemunhos muitos eventos históricos e é um dos símbolos mais reconhecidos da cidade. Situa-se no centro da cidade junto ao rio Aura.
Foi originalmente construída em madeira nos fins do século XIII e foi aumentada nos séculos XIV e XV, tendo sido usada pedra como material de construção. Foi gravemente danificada no grande incêndio de Turku em 1827 mas foi depois recuperada.

PL-144065

Tenho uns 9 postais oficiais a viajar e entretanto vão-me chegando alguns. Nos próximos dias devem chegar mais.
Este é da Polónia e chegou na quinta ou sexta-feira.


PL-144065, enviado pela Judyta.
Kolobrzeg é uma cidade no nordeste da Polónia.
A Judyta diz que este edifício é uma catedral mas a wikipédia diz que é a câmara municipal, e realmente tem mais aspecto de ser câmara do que catedral.
Diz também na wikipédia que é um edifício neogótico construído entre 1829-1832.

Postais de Moscovo

Ultimamente tenho enviado muitos postais para a Rússia, isto porque me têm pedido para fazer trocas. Para além desta com a Olga "pretty_in_scarlet", tenho mais outros 2 trocas, uma delas é unesco.
Estes 2 postais são de Moscovo e são os 2 do Kremlin. Agora percebi o que é exactamente o kremlin. Kremlin é uma palavra russa que se refere qualquer complexo fortificado encontrado nas cidades russas históricas. O Kremlin de Moscovo ocupa 30 hectares e inclui vários monumentos.

O coração de Kremlin de Moscovo é a Praça das Catedrais e tal como o nome indica, aqui se encontram várias catedrais e igrejas.
A Igreja da Deposição do Robe foi construída em 1484 e 1488 e contém várias pinturas de estilo russo.
A Catedral da Assunção foi construída entre 1475 e 1479. Era a catedral do estado da Rússia; é uma combinação entre o estilo russo e o estilo renascentista italiano.
A igreja de Ivan, o Grande foi construída entre 1505 e 1508. Tem um sino de 200 toneladas; em 1600, a torre é elevada até uma altura de 81 metros.
A Catedral da Anunciação era a catedral privada dos czares e foi construída entre 1484 e 1489.
Finalmente, a Catedral do Arcanjo que foi construída entre 1505 e 1508 e é onde estão enterrados vários príncipes e czares.

A muralha do Kremlin contém 20 torres, das quais a principal é a Torre do Salvador - Torre Spasskaya - e que se vê no postal. Foi construída em 1491.

Vulcão dos Capelinhos

Para quem gosta tanto de vulcões até parecia mal ainda não tem um postal com o Vulcão dos Capelinhos. Um dia quando for aos Açores tenho que lá ir.
Este postal chegou a semana passada e foi uma surpresa da Lurdes.

"O Vulcão dos Capelinhos localiza-se na Ponta dos Capelinhos, freguesia do Capelo, na Ilha do Faial, nos Açores. É uma das maiores atrações turísticas dos Açores, pela singularidade da sua beleza paisagística, de génese muito recente e quase virgem.

Geologicamente insere-se no complexo vulcânico do Capelo, constituído por cerca de 20 cones de escórias e respectivos derrames lávicos, ao longo de um alinhamento vulcano-tectónico de orientação geral WNW-ESE. O nome Capelinhos deveu-se à existência de dois ilhéus chamados de "Ilhéus dos Capelinhos".

O vulcão manteve-se em actividade por 13 meses, entre 27 de Setembro de 1957 e 24 de Outubro de 1958. A erupção dos Capelinhos, provavelmente terá sido uma sobreposição de duas erupções distintas, uma começada a 27 de Setembro de 1957, e a segunda, a 14 de Maio de 1958. A partir de 25 de Outubro, o vulcão entrou em fase de repouso. Do ponto de vista vulcanológico, deverá ser considerado um vulcão potencialmente activo.

A crise sísmica associada à erupção vulcânica e a queda de cinzas e materiais de projecção originaram a destruição generalizada das habitações, campos agrícolas e pastagens nas freguesias do Capelo e da Praia do Norte. Não houve perdas humanas a registar. Beneficiando da solidariedade demonstrada pelos EUA, milhares de sinistrados faialenses - e não poucos açoreanos de outras proveniências - aproveitaram a quota especial de emigração concedida e procuraram refazer as suas vidas naquele país. Foi a 2 de Setembro de 1958, aprovado o "Azorean Refugee Act" autorizando a concessão de 1 500 vistos. A quebra demográfica na ordem de cerca de 50%, contribuiu para uma melhoria de vida na população residente, a nível de mais oportunidades de trabalho e melhoria dos salários." - in: wikipédia

sábado, 13 de novembro de 2010

Portugal x Outros Países RR * Grupo 2

Esta talvez seja a última actualização do dia.
Este RR existiu durante uns tempos sob os comandos da Kel mas ela deixou de aparecer e ficou parado. A Ninocas pediu autorização e voltou a abri-lo. Já me inscrevi em 3 ou 4 grupos e este já está completo. Recebi postais de Espanha, Holanda e Rússia.

O Brian "fisherman" vive na Irlanda mas de vez enquando vai até à Ilha de Lanzarote em Espanha. Para este RR enviou-me este postal do Parque Nacional de Timanfaya.
Foi declarado Parque Nacional em 1974. Ocupa uma extenção de 51,07 km² no sudoeste da ilha. Trata-se de um parque de origem vulcânica cujas últimas erupções aconteceram no século XVIII.
Conta com mais de 25 vulcões. Ainda existe actividade vulcânica, existindo pontos de calor à superficie que alcançam os 100-120ºC e 600 °C a 13 metros de profundidade.
Em 1993 a Unesco classificou a ilha como Reserva da Biosfera. Também é uma Zona Especial de Protecção das Aves.

A Lotty é da Bélgica mas foi a um encontro postcrossing na Holanda e aproveitou para enviar de lá este postal de Amesterdão.
A Sint Nicolaaskerk (Igreja de S. Nicolau) é templo católico situado no centro de Amesterdão.
A conclusão da sua construção foi em 1887 e foi desenhada pelo arquitecto Adrianus Bleijs, unindo características de diferentes estilos, principalmente neobarroco e neorrenacentista.
Por detrás do altar principal encontra-se a coroa de Maximiliano da Áustria, doada por ele aquando da sua peregrinação a Amesterdão.
É a principal igreja católica da ciudade.

Por último, um postal do Mosteiro da Trindade - São Sérgio, o mais importante mosteiro russo e o centro espiritual da Igreja Ortodoxa Russa.
Este é um postal unesco mas já tinha outros deste lugar.
O postal mostra a Igreja da Natividade de S. João Batista, construída entre 1693-1699.