quinta-feira, 23 de julho de 2009

IX Concurso de Fotografia

Há uns dias voltei a ganhar o concurso de fotografia na comunidade em português do forum do PC. O tema era "festas" e eu concorri com uma foto do carnaval da Guarda em 2008. O irónico da situação é que eu não gosto nada de festas e fui logo ganhar com concurso dedicado às festas :P
Como já disse aquando do outro concurso que ganhei, o prémio são postais enviados pelos outros participantes, estes são os 2 postais que já recebi.

O Zé não falha, sabe que gosto de igrejas e enviou-me este postal da sé de Faro que eu ainda não tinha.
"A Sé Catedral de Faro, também conhecida por Igreja da Sé ou Igreja de Santa Maria, é um edifício "notável" de Faro situado no largo da Sé.
Foi mandada construir, após a Reconquista cristã, em 1251 pelo Arcebispo de Braga D. João Viegas. Posteriormente foi entregue à Ordem de São Tiago.
Em 1577 tormou-se sede do assento episcopal da Diocese do Algarve, tendo poucos anos depois (1596) sido saqueada e incendiada pelas tropas inglesas do Conde de Essex. Reconstruída posteriormente, os terramotos de 1722 e 1755 motivaram contudo ainda outras obras. (O campanário inacabado assinala a vida atribulada do edifício.)
Destacam-se, no interior, os conjuntos de talha e o órgão, enquanto que no exterior é de assinalar a excelente vista, sobre a cidade e a ria, que é possível ter do cimo da torre sineira." - in: wikipédia

Do Brasil, mais concretamente de Campos do Jordão, estado de São Paulo, veio este postal enviado pela Cinthia.
Esta cidade é conhecida como a "Suiça brasileira". Numa outra ocasião já tinha mostrado uma casa típica de lá com influência da arquitectura europeia, desta vez e já que se trata de uma "Suiça", temos montanhas.
O postal não identifica a montanha mas julgo ser a Serra da Mantiqueira. Se não for, espero que a Cinthia me corrija.

Budva - Montenegro

A semana passada recebi montes de postais incluindo de um novo país, Montenegro :) Já vou em 101. O postal foi escrito e enviado de lá pela Ana.

Budva é uma cidade costeira do Montenegro com cerca de 15,000 habitantes. Tem 2,500 anos o que a torna uma das mais velhas localidades na costa do mar Adriático. Budva é a capital do turismo montenegrino devido aos seus vários km's de praias, uma vasta herança cultural e arquitectónica.

Oficiais do Brasil

Os 2 últimos oficias que recebi vieram do Brasil, o de Aracaju chegou esta semana mas o de Curitiba foi na sexta da semana passada.


BR-69288, enviado pelo Tito Garcez.
E este é o 1º postal oficial que recebo enviado por alguém da comunidade em português do forum do postcrossing :P Além disso, o postal chegou no dia em que ele fez anos, ou seja, ele fez anos mas quem recebeu a prenda fui eu.
O postal mostra a Ponte Aracaju e um grupo folclórico em Aracaju, capital do estado de Sergipe.

BR-69928, enviado pelo Rubens.
Este edifício estranho em Curitiba, capital do estado do Paraná, é o Museu Oscar Niemeyer.

O Museu Oscar Niemeyer é um complexo de dois prédios, considerado um verdadeiro exemplo da Arquitetura aliada à Arte.
"O primeiro prédio foi projetado por Oscar Niemeyer em 1967, fiel ao estilo da época, concebido como um Instituto de Educação. Este edifício possui o segundo maior vão livre do Brasil, com 65m. Foi reformado e adaptado à função de museu, para o qual Niemeyer projectou o anexo, lembrando um olho, imprimindo-lhe uma nova identidade característica.
Inaugurado em 2002 com o nome de Novo Museu, com a conclusão do anexo foi reinaugurado em 8 de Julho de 2003, recebendo a actual denominação. É conhecido localmente como Museu do Olho, devido ao design de seu edifício.
A instituição tem como foco as artes visuais, a arquitectura e o design. Pela sua grandiosidade, beleza e pela importância do acervo, actualmente representa uma instituição cultural com projeção nacional e internacional." - in: wikipédia

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Torre Virgem - Istambul

Hoje vou terminar com os postais e acabo em beleza com este postal de Istambul que recebi hoje, enviado pela Gokçe. Para além do postal ser muito bonito, o selo é especial, é o selo da emissão conjunta Turquia-Portugal.

A Torre Virgem em Istambul também conhecida como Torre de Leandro, situa-se numa pequena ilha no Estreito de Bosfuro. Existem várias lendas associadas à sua construção e localização, a mais popular é sobre um sultão e a sua filha. Certo dia um oráculo disse que a rapariga seria picada por uma cobra venenosa no dia do seu 18º aniversário. O sultão na tentativa de evitar tal acontecimento construiu a torre no meio do estreito para a manter afastada de terra e das cobras, protegendo-a assim até fazer 18 anos.
No dia do 18 aniversário, o pai contente por a profecia não se ter concretizado, visitou-a no torre e levou-lhe um cesto cheios de frutas exóticas. No entanto ao tirar uma fruta do cesto, a jovem princesa foi picada por uma vespa e ela acabou por morrer nos braços do pai.
E desta lenda surge o nome da torre.
Hoje em dia existe um restaurante no 1º andar da torre e um café no último.

Leipzig - Alemanha

Continuo a receber postais da troca dos postais de pintura da India, este chegou a semana passada.

Ainda não tinha postais de Leipzig e este chegou sexta-feira, tendo sido enviado pelo Detlef.
Leipzig é uma cidade do estado da Saxónia na Alemanha, loocalizada no leste do país. Diz o Detlef que o Napoleão andou por lá e lá nasceu Richard Wagner.
O edifício que se vê no postal é um café que data de 1556.

Unescos da África do Sul

Mais postais recebidos a semana passada, os primeiros postais unesco da Áfica do Sul. Os postais foram enviados pela Gisela "protea".

"A ilha Robben, onde Nelson Mandela – o primeiro presidente da África do Sul eleito por sufrágio universal em 1994 – e seus companheiros estiveram encarcerados durante mais de duas décadas, foi inscrita pela UNESCO na lista dos lugares que são considerados Património da Humanidade em 1999.
Localizada à entrada da baía da Mesa, a 11 km da Cidade do Cabo, esta ilha, com 5,4 km de comprimento e 2,5 km de largura máxima, foi “descoberta” por Bartolomeu Dias em 1488 e, durante muitos anos, foi utilizada por navegadores portugueses, ingleses e holandeses como posto de reabastecimento. O seu nome actual significa “ilha das focas”, em holandês.
Para além de ser um museu que retrata uma parte da história da África do Sul, principalmente no que refere à luta contra o apartheid, a Ilha Robben é igualmente um santuário natural para muitas espécies, tanto marinhas, como terrestres." - in:
wikipédia

As pinturas Bushman encontram-se no Parque Nacional Drakensberg,
localizado na província sul-africana do KwaZulu-Natal, junto à fronteira com o Lesoto, e foi inscrito pela UNESCO na lista do Património Mundial em 2000.
Este parque tem entre 35000 e 40000 pinturas deste tipo, sendo a maior colecção destas pinturas no mundo.

Parys é uma cidade situada nas margens do rio Vaal na Província do Estado Livre da África do Sul. "É lá que se encontra a cratera de Vredefort, com 300 km de diâmetro e mais de dois bilhões de anos, é considerada a maior e a mais antiga cratera de impacto já descoberta na Terra. Localiza-se na A localidade de Vredefort situa-se dentro da cratera e dá nome à mesma.
Estima-se que o meteoro que causou a cratera tivesse entre 6 a 10 km de diâmetro e que este embateu na Terra há cerca de 2,1 bilhões de anos com uma intensidade 40.000 a 250.000 km/h.
É um testemunho do evento conhecido que mais energia libertou e que causou enormes mudanças globais, incluindo mudanças evolutivas. Apesar da importância para a história do planeta, actividades geológicas na superfície da Terra levaram ao desaparecimento de evidências da maioria das áreas de impacto. Vredefort é hoje o único exemplo que fornece todas as características deste tipo de formação na superfície do planeta." - in:
wikipédia

Mais postais da Aletta

E digam lá se estes postais não são fantásticos?!! Tinha combinhado uma troca com a Aletta de 3 postais mas ela enviou 7 :o Ela tinha dito que me ia enviar um envelope recheado de postais mas não imaginei que fossem tantos e tão bonitos.


De todos os que enviou, este do Camboja é o meu preferido.
A cidade de Siem Riep é a capital da Província de Siem Riep. A 8 km norte, fica situada a antiga cidade de Angkor, epicentro do Império khmer, o que torna a cidade de Siem Riep o lugar mais visitado do Camboja.

Este é um postal da cidade de Malaca na Malásia, declarada Património Mundial da Humanidade em 2008.
No século XIV, Malaca tornou-se uma base estratégica para a expansão portuguesa nas Índias Orientais, subordinada ao Estado Português da Índia. No entanto os portugueses não foram os únicos europeus a colonizar Malaca. Em 1641, os holandeses venceram os portugueses e capturaram Malaca com o apoio do sultão de Johore. O governo holandês durou de 1641 a 1795.
No postal pode ver-se a Praça Holandesa famosa pelos seus edifícios vermelhos. No fundo está a Igreja de Cristo construída em 1753 num estilo tipicamente holandês.

Para finalizar, um postal do Brunei.
Kampong Ayer é uma zona na capital do país, Bandar Seri Begawan, situada no meio do Rio Brunei. Vivem em Kampong Ayer ou Aldeia de Água, cerca de 39.000 pessoas cujas casas são construídas sobre a água.
A Aldeia da Água consiste em várias pequenas aldeias que se ligam através de pontes pedonais. No postal pode ver-se um barco taxi que facilita o transporte entre as várias aldeias.

Vietname

Ainda ando às voltas com os postais que recebi a semana passada e entretando já chegaram mais postais para além dos que trouxe do Encontro Postcrossing em Leiria!
Por agora ficam aqui estes 4 postais do Vietname enviados pela Aletta.

Este éo Mausoleu de Khai Dihn em Hue. Khai Dihn foi o 12º rei da dinastia Nguyen. O mausoleu começou a ser construído em 1920 e terminou 11 anos depois.

Ainda em Hue, temos agora o Palácio Thai Hoa, também conhecido por Palácio da Suprema Harmonia. Este palácio foi construído em 1805 e era usado pelo rei para recepções oficiais, aniversários e coroações.
Só falta dizer que Hue é Património Mundial da Humanidade.

De Hue passamos a Hanói, a capital do país.
Esta é a Torre Tartaruga que fica no meio do Lago Sword. Há várias lendas sobre esta torre e o lago, uma dela diz que em 1500 uma tartaruga roubou ao Imperador Le Thai To uma espada de ouro e a atirou para o lago, daí o nome Lago Sword, ou seja, Lago Espada.

E este é o Palácio Presidencial, também em Hanói, construído entre 1900-1906 para servir de residência ao Governador-Geral francês da Indochina.
Em 1954, aquando a independência do Vietname, Ho Chi Minh recusou-se a viver no palácio apesar de lá ter recebido alguns convidados.
O palácio não está aberto ao público mas pode passear-se nos jardins pagando um bilhete.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

MY, US e RU

Não sei se também vos acontece passar vários dias sem postais oficiais e depois num só dia receber uns quantos. Ontem recebi estes 3 juntos, 1 da Malásia, outro da Rússia e outro dos EUA.

MY-22554, enviado pelo Muhamad.
O postal não identifica esta praia e sendo assim não há muito a dizer.

US-447305, enviado pela Victoria.
Aqui temos a Catedral de Stª Maria em São Francisco. A actual catedral, construída em 1971 substitui a velha que tinha sido construída em 1891 e que foi destruída por um incêncio em 1962. Realmente foi uma pena porque a velha catedral era de longe muito mais bonita que a actual.

RU-55470, enviado pela Olga.
Este é o meu 1º oficial da Rússia e é logo um unesco que ainda não tinha, as Montanhas Altai.
As Montanhas Altai são uma cordilheira da Ásia Central, que ocupa territórios da Rússia, China, Mongólia e Cazaquistão.
O conjunto natural montanhoso encontra-se classificado pela UNESCO como Património da Humanidade com o título Montanhas Douradas do Altai.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Unescos e mais unescos

Na segunda feira recebi um envelope enviado pelo Andrzej da Polónia com 4 postais unesco novos e ainda 1 postal da Alemanha e 1 postal publicitário como extras.

A igreja do arcanjo Miguel em Binarowa foi fundada em 1500 e é uma das igrejas de madeiras no sul da Pequena Polónia, classificadas como Património da Humanidade desde 2003.
Estas igrejas foram construída através de um técnica que utilizava troncos de madeira dispostos horizontalmente e que encontram desde a Idade Média na Europa do Leste e Nort e.
São o produto da união da arquitectura católica romana com a arquitectura da igreja ortodoxa do Leste. Estão perfeitamente adaptadas ao clima local exterior (forte inclinação dos tectos) e ricamente decoradas por dentro. As pinturas murais são uma das suas características principais.

E agora um postal de França da cidade de Arles e o seu anfiteatro romano, classificado juntamente com outros monumentos da cidade, como Património da Humanidade desde 1981.
Foi construído entre 80-90 e tinha capacidade para 25.000 espectadores.

Finalmente, um postal da Alemanha com a Catedral de Colónia. Também é classificada como Património da Humanidade mas este já não é um unesco novo.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Faróis do Michigan

Hoje recebi vários postais mas agora só me apetece mostrar estes 2 com faróis dos EUA. Também os troquei pelos tais postais de pintura da Índia e foram enviados pela Christine.

Este 1º mostra o farol da Ilha Middle no Lago Huran no estado do Michigan. Foi construído em 1905, ainda se encontra em funcionamente e está aberto ao público.

E aqui estão vários postais do leste do Michigan. Farol Poe Reef; Farol Fort Gratiot; Farol Harbor Beach; Farol Pointe Aux Barques; Farol Old Mackinac Point; Farol da Ilha Round; Farol da Ilha Charity e o Farol do rio Saginaw.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Loatria do Joaquim

Há dias o Joaquim "kosta28" abriu uma lotaria a propósito do 50º postal oficial recebido e enviado. Houve 2 vencedoras e eu fui uma delas. Ontem chegaram os postais.


Esta é a Igreja da Nosso Senhor dos Navegantes, também conhecida como Igreja Barco, inaugurada em 1985, em Vila do Conde, ou para ser mais especifíca, nas Caxinas.

Conservas Tricana a marcar presença nas mesas portuguesas desde 1930 e consideradas as mais bonitas latas de sardinha do mundo.

Lago Winnipesaukee - EUA

Aqui há dias comprei umas colecções de postais de pintura já com a intenção de os utilizar para trocas. Uma das colecções é sobre a Índia e dos 15 postais que comprei, já só restam 5.
O 1º postal resultante das trocas já feitas chegou hoje e é lindo. Foi enviado pela Dulcey.

Este é um magnífico nascer do sol no Lago Winnipesaukee no estado do New Hampshire, EUA. É o maior lago deste estado e lá se encontram cerca de 253 pequenas ilhas. É um destino turístico muito procurado pelos habitantes de Boston e Nova Iorque.

Outros oficiais

Ontem recebi estes 2 oficiais, um da Holanda e o outro de Singapura.

NL-182456, enviado pelo Kaleb.
De Bijenkorf é um certo comercial em Amesterdão cuja história data de 1870, quando Philip Goudsmit abriu a sua primeira loja, uma retrosaria na rua Nieuwendjik. Durante a renovação da loja em 1912, o negócio foi transferido para a Praça Dam onde se encontra o actual edifício, uma construção de 1957.

SG-18429, enviado pela Zhou "Xinyu".
O postal é oficial de Singapura mas a imagem é de um local unesco na China, Jardins Clássicos de Suzhou.
"Os Jardins Clássicos de Suzhou são um conjunto de jardins em Suzhou, Jiangsu, China. O mais antigo é o Quiosque Canglang, construído em meados do século XI, enquanto outros foram construídos nas Dinastias Ming e Qing. O maior é o Jardim Administrador Humilde, com 50 mil metros quadrados.
Em 1997, o Jardim do Administrador Humilde, o parque Liuyuan, o parque Wangshi e o Jardim Huanxiu, os mais famosos de Suzhou foram incluídos na lista de Património Mundial da Unesco. Em 2000, o Pavilhão Canglang, o Jardim Florestal de Leões, o Jardim de Mudas, o Parque Ouyuan e o Parque Tuisiyuan foram também adicionados à lista." - in:
wikipédia

Oficiais da Finlândia

Esta semana recebi 4 postais oficiais e 2 deles são da Finlândia.

FI-583939, enviado por Ronttil "leejanss".
Este é o castelo de Savonlinna, o castelo medieval mais bem preservado da Escandinávia. Foi fundado em 1475 e ocupado pelos russos desde 1743 até à primeira metade do século XX. Hoje em dia alberga 2 museus que exibem a sua história e os seus tesouros ortodoxos.

FI-585549, enviado por Heli "HHH".
Já devo ter dito que não aprecio muito estes postais com flores mas pelo menos são flores de que gosto.
A frase no postal quer dizer "espero que encontres flores no prado verde".
Não se pode dizer que tenha encontrado flores no prado, mas encontrei-as na caixa de correio ;)