segunda-feira, 20 de julho de 2009

Unescos da África do Sul

Mais postais recebidos a semana passada, os primeiros postais unesco da Áfica do Sul. Os postais foram enviados pela Gisela "protea".

"A ilha Robben, onde Nelson Mandela – o primeiro presidente da África do Sul eleito por sufrágio universal em 1994 – e seus companheiros estiveram encarcerados durante mais de duas décadas, foi inscrita pela UNESCO na lista dos lugares que são considerados Património da Humanidade em 1999.
Localizada à entrada da baía da Mesa, a 11 km da Cidade do Cabo, esta ilha, com 5,4 km de comprimento e 2,5 km de largura máxima, foi “descoberta” por Bartolomeu Dias em 1488 e, durante muitos anos, foi utilizada por navegadores portugueses, ingleses e holandeses como posto de reabastecimento. O seu nome actual significa “ilha das focas”, em holandês.
Para além de ser um museu que retrata uma parte da história da África do Sul, principalmente no que refere à luta contra o apartheid, a Ilha Robben é igualmente um santuário natural para muitas espécies, tanto marinhas, como terrestres." - in:
wikipédia

As pinturas Bushman encontram-se no Parque Nacional Drakensberg,
localizado na província sul-africana do KwaZulu-Natal, junto à fronteira com o Lesoto, e foi inscrito pela UNESCO na lista do Património Mundial em 2000.
Este parque tem entre 35000 e 40000 pinturas deste tipo, sendo a maior colecção destas pinturas no mundo.

Parys é uma cidade situada nas margens do rio Vaal na Província do Estado Livre da África do Sul. "É lá que se encontra a cratera de Vredefort, com 300 km de diâmetro e mais de dois bilhões de anos, é considerada a maior e a mais antiga cratera de impacto já descoberta na Terra. Localiza-se na A localidade de Vredefort situa-se dentro da cratera e dá nome à mesma.
Estima-se que o meteoro que causou a cratera tivesse entre 6 a 10 km de diâmetro e que este embateu na Terra há cerca de 2,1 bilhões de anos com uma intensidade 40.000 a 250.000 km/h.
É um testemunho do evento conhecido que mais energia libertou e que causou enormes mudanças globais, incluindo mudanças evolutivas. Apesar da importância para a história do planeta, actividades geológicas na superfície da Terra levaram ao desaparecimento de evidências da maioria das áreas de impacto. Vredefort é hoje o único exemplo que fornece todas as características deste tipo de formação na superfície do planeta." - in:
wikipédia

Sem comentários: