sábado, 4 de julho de 2009

Unescos de Itália

Já tinha trocado uma vez com o Luca "diaboluke" mas desta vez fui eu que propus a troca. Enviei-lhe postais das gravuras de Foz Côa e ele enviou-me estes 2 locais de Itália.

Estas casinhas curiosas em Alberobello são trulli, feitas apenas com pedras sobrepostas, sem fundações, sem a utilização de cimento ou de qualquer outro tipo de “cola”. Alguns telhados têm símbolos cristãos e pagãos, desenhados para afastar o mal olhado e proteger as famílias.
Alberobello nasceu na segunda metade do XVI quando alguns agricultores foram autorizados pela família feudal dos Acquaviva, o Conde de Conversano, a construir as próprias casas. Os trulli, foram construídas a seco a fim de evitar o pagamento das taxas segundo a “Prammatica de Baronibus” no caso da fundação de uma nova cidade. Esta lei exigia uma autorização e o pagamento prévio de impostos para a construção de novos centros urbanos e para evitar o prejuízo, o senhor feudal determinou que os camponeses construíssem suas casas de modo precário. Com a construção a seco, a qualquer sinal de fiscalização, os trulli poderiam ser facilmente demolidos, sem deixar vestigios de construção abusiva.

Matera ganhou fama mundial graças à cidade velha, chamada de «Sassi di Matera» que significa "pedras de Matera". Os sassi surgiram a partir de assentamentos pré-históricos e são casas escavadas directamente nas rochas. Algumas destas casas são verdadeiras cavernas.
Até ao final dos anos 80 Matera era considerada muito pobre porque muitas destas casas eram inabitáveis, no entanto a administração local com a ajuda da União Europeia, da Unesco e Hollywood, recuperou os sassi e transformou-os numa atracção turística.
Em Matera foram gravados muitos filmes por causa da paisagem da cidade, dentre eles A paixão de Cristo dirigido por Mel Gibson.

Estes são 2 locais que adoraria visitar.

Sem comentários: