terça-feira, 14 de outubro de 2008

Fotos vs postais

Tenho a mania dos postais mas também tenho a mania das fotos e ando sempre com a máquina atrás. Quando vou para qualquer lado procuro sempre postais e tento tirar umas fotos. Às vezes acontece que acabo por tirar fotos parecidas com postais que tenho. Geralmente só descubro isso muito tempo depois. A partir de agora vou inciar uma série de posts onde mostro, simultaneamente, postais e fotos. Para começar temos 2 das 12 Aldeias Históricas de Portugal.


Marialva fica no concelho da Mêda, distrito da Guarda. Situa-se num cabeço rochoso a 580 metros de altitude e foi conquistada aos mouros por Fernando Magno de Leão, que lhe atribuiu o topónimo que ainda hoje conserva.
Neste postal pode ver-se parte do interior do recinto amuralhado e aqui se encontra o edifício que serviu como Câmara Municipal, tribunal, cadeia e talvez escola, o pelourinho, cisterna e a torre de menagem.
Este oferece boa vista panorâmica, reconhecendo-se para nascente a serra da Marofa e para sul, em dias de boa visibilidade, a serra da Estrela.


Esta foi a foto que tirei. Tive sorte porque tive oportunidade de visitar o recinto do castelo completamente sozinha. Deu para eu andar ali à vontade sem ninguém a atrapalhar. O céu é que não estava grande coisa, cinzento mas quando estava quase a sair, lá apareceu um bocadinho de azul e algumas nuvens.

Sortelha também fica no distrito da Guarda, mais concretamente no concelho do Sabugal.
A aldeia de Sortelha fica situada a 760 m de altitude, distando 14 km do Sabugal. É uma aldeia de granito tipicamente medieval, cercada por um anel de muralhas e vigiada pelo seu castelo do séc. XIII.
Esta é a foto correspondente. Nesse dia o tempo também não estava grande coisa, mas esta foto até ficou decente. Ficou tão decente que a semana passada foi publicada num site de turismo. O site é este: http://www.feriasemportugal.pt/ e a foto está aqui: http://www.feriasemportugal.pt/fotos/editor2/camaras/sabugal2.pdf

1 comentário:

Anónimo disse...

Suas fotos ficaram muito idênticas com os postais publicados e lindas também. Você poderia seguir como fotógrafa e publicar suas própria coleção de postais. :D
Um grande abraço,
Paulinha