segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Pantanal - Brasil

Aqui está um lugar no Brasil que eu gostaria de visitar. Talvez a Valéria já lá tenham estado. 
A Valéria enviou-me um postal em 2008, a Luzia apenas a alguns dias para me desejar boa sorte na nova casa. O outro postal, o do meio, não me lembro quem o enviou. 


O Pantanal, é um ecossistema com 250 mil km² de extensão, sendo uma das maiores extensões alagadas do planeta, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, englobando também o norte do Paraguai e leste da Bolívia.

Segundo pesquisas, este ecossistema possui aproximadamente 1.000 espécies de borboletas, 650 de aves, 120 de mamíferos, 260 de peixes e o 90 de répteis. Contudo, muitos animais estão ameaçados de extinção, por exemplo: onça-pintada, onça-parda, cervo-do-pantanal, arara azul, entre outros.

Foto: Johannes Compaan
O Pantanal é caracterizado pela alternância entre períodos de muita chuva, que acontecem de Outubro a Março, e períodos de seca nos meses de Abril a Setembro.
Está classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade e Reserva da Biosfera.

1 comentário:

Paulo Oliveira disse...

Marta
Parabens pela sua colecção. Estou a escrever de Lisboa e tenho cerca de 1000 postais para troca/venda de Portugal, Espanha, Tailandia, São Tomé, Angola, Moçambique.
Se estiver interessada contacte
paul.jorge.francisq@armail.pt.

Parabens pelo seu blog. Também sou Postcrossing.