terça-feira, 1 de setembro de 2020

Vale Tehuacán-Cuicatlán - México

Por vezes não é nada fácil chegar à conclusão se um postal é de um local UNESCO ou não. Este, por exemplo, levanta algumas dúvidas mas depois de alguma pesquisa, o Óscar, que foi quem mo enviou, e eu decidimos que podíamos incluí-lo nas nossas colecções e assim retirar mais um local das nossas listas. 
Esta pintura de José María Velasco mostra um cacto no Vale Tehuacán-Cuicatlán, o habitat originário da Mesoamérica. Este local mexicano está classificado como Património Mundial desde 2018. 

Reproducción Autorizada por el Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura 2018
O Vale Tehuacán-Cuicatlán, parte da região mesoamericana, é a zona árida ou semi-árida com a mais rica biodiversidade de toda a América do Norte. Composto por três componentes, Zapotitlán-Cuicatlán, San Juan Raya e Purrón, é um dos principais centros de diversificação para a família dos cactos, que está criticamente ameaçada de extinção em todo o mundo. O vale abriga as mais densas florestas de cactos colunares do mundo, formando uma paisagem única que também inclui agaves, iúcas e carvalhos. 
Vestígios arqueológicos demonstram desenvolvimentos tecnológicos e a domesticação precoce de culturas. O vale apresenta um excepcional sistema de gestão das águas de canais, poços, aquedutos e barragens, o mais antigo do continente, o que tem permitido o surgimento de povoamentos agrícolas. 

Sem comentários: