sábado, 23 de abril de 2022

Kinderdijk - Holanda

Kinderdijk foi um dos muitos locais que conheci graças aos postais e foi uma das principais razões para ir até à Holanda pela 1ª vez. Nunca tive grande interesse por moinhos, não os temos aqui para estes lados, mas depois de ter visitado o local uma vez e ter ido à Holanda duas, agora sou uma grande fã. 
Kinderdijk está classificado como Património Mundial da Humanidade desde 1997 e na página da UNESCO pode ler-se o seguinte: 

© Aad Schenk
NL-2234384, enviado pela Martha.
A Rede de Moinhos de Kinderdijk-Elshout é um grupo de edifícios numa paisagem artificial excepcional, na qual a batalha de séculos do povo holandês para drenar partes de seu território e protegê-lo contra novas inundações, é dramaticamente demonstrada pela sobrevivência de todos os principais elementos do complexo sistema desenvolvido para esse fim.

NL-4610496, enviado pela Janneke.
A construção de obras hidráulicas para a drenagem de terras para agricultura e assentamento começou na Idade Média e continuou ininterruptamente até os dias actuais. 
 
© www.postcards-for-postcrossing.com
NL-5213522, enviado pela Frieda.
A propriedade ilustra todas as características típicas associadas a esta tecnologia: pólders, drenagem alta e baixa e canais de transporte para águas supérfluas de pólder, aterros e diques, 19 moinhos de drenagem, 3 estações de bombeamento, 2 comportas de descarga e 2 casas de montagem de pranchas de água.

As instalações na área de Kinderdijk-Elshout demonstram admiravelmente a notável contribuição da população da Holanda na tecnologia de manuseio da água.

Não existe uma rede de drenagem desse tipo ou de antiguidade comparável em nenhum outro lugar da Holanda ou do mundo.

1 comentário:

rendadebilros disse...

Vim visitar o teu blogue, muito original, porque o vi referido no jornal "Público" de hoje sábado, dia 1 de Setembro, no suplemento Digital, pág 16 , em Manias 2.0 artº Postcrossing de Joana Amaral Cardoso. Parabéns! Pena não ter sabido antes das férias... Ter-te-ia mandado vários postais... Fica para a próxima... Beijos.