terça-feira, 19 de abril de 2022

Catedral de Valencia - Espanha

Já ouvi falar muito bem de Valencia mas nunca me despertou muita curiosidade, nem mesmo os postais que já recebi de lá, me deram vontade de lá ir.Há outros locais em Espanha que quero visitar primeiro.
Uma das atracções da cidade é a catedral, aqui apresentada neste dois postais. No postal da Esther, para além da catedral podemos ver também a Fonte do Turia e a Basílica da Virgem, na Praça da Virgem. Na postal da Debs está a Puerta de los Hierros. 

©  Editorial Fisa Escudo de Oro
A Catedral de Valência, popularmente conhecida como "Seu", é a sede do arcebispado de Valência e foi dedicada por Jaime I de Aragão, seguindo a tradição do século XIII, a Santa Maria. A igreja foi consagrada em 1238.
A catedral foi construída no local de uma antiga catedral visigótica, que durante o domínio dos mouros foi transformada numa mesquita. A arquitectura gótica, nas suas versões catalã e mediterrânica, é o estilo predominante nesta catedral mas também é possível encontrar elementos do românico, gótico francês, renascimento, barroco e neoclássico
Um dos supostos Santos Cálices no mundo encontra-se numa das capelas da catedral; este cálice tem sido defendido como o verdadeiro Santo Graal e muitos historiadores cristãos declaram que as provas apontam para que este cálice seja o mais provável candidato a ser o cálice usado durante a Última Ceia.  Foi o cálice oficial de muitos Papas e foi usado por muitos, sendo o mais recente o Papa Bento XVI.
O cálice data do século I e foi oferecido à catedral pelo Rei Afonso V de Aragão em 1436. 
 
© Ediciones A. M. * Fotografia: A. Murillo
 A Porta dos Ferros é a porta mais moderna das três que compõem a Catedral, destacando-se pela sua grande beleza e valor, sendo um dos poucos exemplos da arquitetura barroca italiana na Espanha, pois segue o estilo de Bernini,  
A Sua construção começou em 1703 pelas mãos de Konrad Rudolf, um arquitecto e escultor alemão. O nome da porta deve-se à grelha de ferro barroco que envolve o hall de entrada.
Com mais de 36 metros de altura, dá a sensação de se estar perante um retábulo de grandes dimensões, apesar de cobrir um espaço muito reduzido, uma vez que foi concebida para ser vista da estreita rua de Zaragoza. 

Sem comentários: