segunda-feira, 11 de abril de 2022

Bordadeiras da Madeira

A Paula esteve na Madeira há duas semanas e daqui a duas semanas vou lá estar eu, outra vez. Vai ser o regresso às viagens de avião e à ilha. Vamos ver se desta vez não há contratempos e aterramos à primeira. 
Aposto que ao ver este postal, a Paula decidiu logo que era para mim ;) Em 2019 não o vi à venda mas eu já o tinha, comprei-o durante a minha primeira viagem à ilha em 2010. Agora tenho-o escrito e enviado de lá. 

 
Copyright Fotoverlag Huber
A origem do bordado Madeira remonta ao início do povoamento da ilha, no século XV mas o produto só ganhou fama no século XIX. Existiriam na altura cerca de 70 mil bordadeiras na ilha. 
Com o passar dos anos esse número foi decrescendo drasticamente. Nos anos 80 do século passado eram ainda 30 000 mas nos dias de hoje serão apenas 3000. 
Sabiam que por ser considerada uma profissão de desgaste rápido, as bordadeiras da Madeira podem aceder à reforma mais cedo e sem penalizações? Podem então reformar-se  a partir dos 60 anos de idade, desde que tenham, pelo menos, 15 anos civis, seguidos ou interpolados, com remunerações registadas na atividade de bordadeira.

Sem comentários: