domingo, 10 de abril de 2022

Aqueduto do Padre Tembleque - México

Nos últimos tempos risquei da minha lista alguns locais UNESCO do México. O último a ser riscado foi o Aqueduto do Padre Tembleque, classificado como Património Mundial em 2015. 
O postal foi enviado pelo Óscar. 
 
O aqueduto do Padre Tembleque, em homenagem ao frei Francisco de Tembleque, foi construído entre 1555 e 1572 e constitui um sistema hidráulico localizado entre os estados do México e Hidalgo no Planalto Central Mexicano.
 

Este sistema hidráulico engloba a sua bacia hidrográfica, nascentes, canais principais e secundários, tanques de distribuição, pontes aquedutos em arco, reservatórios e outros elementos auxiliares, que se estendem por uma distância máxima de 48,22 quilómetros. As estruturas do aqueduto foram construídas com estruturas de suporte de adobes na tradição de construção mesoamericana, mas ao mesmo tempo referenciando modelos europeus de condução de água desenvolvidos durante a época romana.
O sistema hidráulico é um exemplo notável de condução de água nas Américas e integra ao longo dos seus 48 kms de extensão impressionantes estruturas arquitetónicas, como o aqueduto principal em arcada de Tepeyahualco, que atinge uma altura total de 39,65 metros, com o seu arco central de 33,84 metros altura. 
O sistema foi construído por frades franciscanos com o apoio das comunidades locais e, como resultado, é uma representação única da engenhosa fusão das tradições construtivas mesoamericanas e europeias, combinando a tradição mestiça com a tradição da hidráulica romana.  
Como um conjunto de canais e estruturas auxiliares, o sistema está excepcionalmente bem preservado e uma parte permanece operacional até hoje.

Sem comentários: