sábado, 18 de maio de 2024

Maison Guiette - Bélgica

 Já há algum tempo que andava a tentar fazer tag à Gerda numa tag UNESCO e finalmente consegui. Vou tentar fazer-lhe tag outra vez porque ela tem postais de outros dois locais UNESCO belgas que ainda me falta. Mas, por enquanto, deixem-me mostrar-lhes a Maison Guiette em Antuérpia, o primeiro trabalho de Le Corbusier fora de França, mas  que é um dos menos conhecidos dos seus 17 edifícios que foram adicionados à lista do Património Mundial da UNESCO em 2016.
 
O artista e crítico de arte belga René Guiette pediu a Le Corbusier que projetasse seu estúdio-residência em Antuérpia, depois de ver o Pavilhão de L'Esprit Nouveau - uma estrutura temporária desenhada pelo arquitecto, instalada em Paris em 1925. A casa foi concluída em 1927.    
Sendo um dos primeiros exemplos da arquitectura modernista no país, a casa é considerada particularmente importante para a evolução do estilo na Bélgica. A Maison Guiette é um dos primeiros exemplos do Estilo Internacional do Modernismo.  
A casa teve vários proprietários ao longo dos anos. O arquiteto George Baines restaurou a Maison Guiette para a estilista belga Ann Demeulemeester, que comprou a casa em 1983, mas sempre se disse que desprezava as multidões de turistas arquitetónicos que se reuniam em frente à propriedade. Foi transformado em monumento protegido em 1978.  
A Maison Guiette é o único edifício sobrevivente de Le Corbusier na Bélgica.

Sem comentários: