sábado, 18 de maio de 2024

FI-4596263

É apenas coincidência estar a publicar postais com obras de arquitectos mundialmente famosos, um a seguir ao outro. 
Ao contrário de Le Corbusier, Alvar Aalto ainda não tem nenhuma das suas obras classificadas como Património Mundial mas isso até pode acontecer no futuro porque algumas obras estão na lista de tentativas. O Centro Cívico de Seinäjoki, do qual faz parte a Igreja da Cruz na Planície, é uma dessas obras.

FI-4596263, enviado pela Liisa.
Lakeuden Risti – a igreja matriz de Seinäjoki foi projectada pelo arquitecto Alvar Aalto e consagrada em 1960. Alvar Aalto e os seus assistentes participaram no concurso de design com a sua proposta intitulada Lakeuksien Risti (“Cruz das Planícies”) que saiu como vencedora. O nome proposto para a igreja em forma de catedral foi posteriormente alterado para Lakeuden Risti.  
No lado norte da igreja ergue-se o campanário, com 65 metros de altura, em forma de cruz estilizada. Monumentalmente vertical, visível de longe nas planícies sem fim, é o símbolo da vila.  
O interior da igreja tem 47 metros de comprimento e acomoda 1.200 pessoas. A sacristia fica atrás do altar, e entre ela e o campanário há um pequeno batistério e capela de casamento com vitrais de Aalto . Aalto também projetou os têxteis da igreja e os vasos de comunhão.

Sem comentários: