terça-feira, 14 de novembro de 2023

Açores

Há por aí apaixonados pelos Açores? Acredito que sim. Quem já lá foi de certeza que voltou para casa com vontade de voltar e explorar mais ilhas. A mim ainda me faltam conhecer 6 ilhas mas também tenho vontade de voltar à Terceira, São Miguel e Faial. 
Foi da ilha do Faial que o Fernando me enviou este mapa das ilhas. 

O Arquipélago dos Açores situa-se em pleno Oceano Atlântico e faz parte da região da Macaronésia, onde estão igualmente inseridas a Madeira, Canárias, Cabo Verde e Noroeste Africano.
Dividido em três grupos, os Açores são compostos por 9 ilhas.
 

A Oriente, na ilha de Santa Maria, as praias são quentes e de areia clara, e os vinhedos que cobrem as encostas em anfiteatro lembram escadarias para gigantes. São Miguel, a maior ilha, encanta com as suas Lagoas das Sete Cidades e do Fogo. A força que a terra emana sente-se nos gêiseres, nas águas termais quentes e nos lagos vulcânicos, bem como no saboroso “Cozido das Furnas” lentamente cozinhado no interior da terra.
No Grupo Central, as Ilhas Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa dispõem-se harmoniosamente no mar azul por onde baleias e golfinhos espreitam fazendo as delícias dos visitantes. Terceira fala de história em Angra do Heroísmo, classificada Património Mundial, e também nas suas festas. Faial é o fresco azul das hortênsias, a marina colorida pelas pinturas dos iatistas vindos de todo o mundo e o vulcão dos Capelinhos que, já extinto, lembra uma paisagem lunar. Em frente, o Pico, a montanha que nasce do mar com os seus vinhedos plantados em negros campos de lava. Em São Jorge, o destaque vai para as Fajãs e para o seu queijo, especialidade única e de sabor inconfundível. Graciosa de nome e de aparência, esta ilha verde tem campos cobertos de vinhas que contrastam com os seus peculiares moinhos de vento.
Já no grupo Ocidental, na Ilha das Flores, deslumbra-nos a beleza das cascatas naturais e de lagoas escavadas por vulcões. Corvo, a ilha miniatura, tem no seu centro uma ampla e bela caldeira e atrai várias espécies de aves vindas não só do continente europeu mas também do americano. - in: https://www.visitportugal.com

Sem comentários: