quinta-feira, 5 de maio de 2022

Povo Bamileke - Camarões

Hoje tinha uma grande surpresa na minha caixa do correio. Um postal dos Camarões, o meu primeiro postal a sério (tinha um touchtnote), escrito e enviado de lá com vários selos. Para o tornar ainda mais único, foi até Seia levar uma carimbadela extra. Muito obrigada Eric.
O postal mostra um dançarino Bamileke a dançar uma dança fúnebre com uma máscara de elefante.
Os Bamileke são um dos maiores grupos étnicos de Camarões e são nativos da província Ouest.
Os Bamileke dividem-se em mais de 100 grupos diferentes, cada um liderado por um rei ou fon. Com mais de 2.120.000 pessoas, ainda no final do século XX, estes grupos estão ligados historicamente, culturalmente e linguisticamente.
 

 

As máscaras são parte integrante da cultura Bamileke. Máscaras coloridas com contas são usadas em eventos especiais, como funerais, festivais importante no palácio e outras cerimónias reais.  
O poder de um rei Bamileke, chamado Fon, é frequentemente representado pelo elefante, búfalo e leopardo. As tradições orais proclamam que o Fon pode transformar-se em elefante ou leopardo sempre que quiser. Uma máscara de elefante, chamada mbap mteng, tem orelhas circulares salientes, um rosto humano e painéis decorativos na frente e nas costas que pendem até os joelhos e são cobertos com belas contas geométricas, incluindo muitas imagens triangulares. Missangas, conchas, bronze e outros enfeites preciosos elevam o estatuto da máscara.

Sem comentários: