domingo, 22 de maio de 2022

Levada do Caldeirão Verde

Nestes dois anos e tal de pandemia consegui controlar o meu desejo de viajar mas senti falta de aeroportos e aviões. Sempre que pensei onde gostaria de ir quando voltasse a voar, a Madeira veio-me muitas vezes à cabeça e assim foi, no mês passado voltei pela 3ª vez à bela ilha. 
Na minha 2ª visita à ilha, há 3 anos, fiquei fã das levadas e agora voltei com o objectivo de fazer mais uma, a Levada do Caldeirão Verde. É um percurso muito bonito, com paisagens fantásticas, que valem bem cada km percorrido.

O percurso da Levada do Caldeirão Verde tem início no Parque Florestal das Queimadas, no concelho de Santana. Tem uma extensão de 6,5 km a que se poderão adicionar 2,2 km caso decida percorrer o resto do percurso até ao Caldeirão do Inferno. No total serão então 6,5 km + 6,5 km (13 km, ida e volta) ou 8,7 km + 8,7 km (17,4 km, ida e volta). Tem um nível de dificuldade considerado médio. - in: https://viagens.sapo.pt
 

 Objecto Anónimo, Lda
Esta levada, é uma impressionante obra de arte construída no século XVIII, tem início no leito principal da Ribeira do Caldeirão Verde e atravessa por abruptas escarpas e montanhas, transportando a água que escorre das mais altas montanhas da ilha da Madeira, para o regadio dos terrenos agrícolas da freguesia do Faial. Esta levada constitui uma importante via no interior do vale profundo da Ribeira de São Jorge oferecendo ao caminhante uma e espectacular visão da orografia do interior da ilha e a possibilidade de passar por túneis escavados na rocha pelo Homem.

Objecto Anónimo, Lda
Ao longo do percurso são observadas espécies vegetais pertencentes à Floresta Laurissilva (...).
Depois de passar pelos 4 túneis existentes ao longo do percurso, o Caldeirão Verde surge à esquerda da levada. - in:
https://www.visitmadeira.com

Sem comentários: