segunda-feira, 2 de maio de 2022

Porvoo - Finlândia

Planeei viagens à Finlândia algumas vezes e incluí sempre Porvoo no meu itinerário. Contudo, quando finalmente fui ao país, acabei por não visitar a cidade. Muita coisa para ver, pouco tempo para tudo.

© Maria W Boström 2010
FI-2993413, enviado pela Isabel.
Fundada há quase 800 anos, Porvoo é a segunda cidade mais antiga da Finlândia e a evidência da sua longa história ainda pode ser vista e sentida ao caminhar pelas ruas encantadoras. Durante séculos, a cidade serviu de lar e fonte de inspiração para muitos artistas finlandeses.
Localizado a cerca de 50 quilómetros a leste de Helsínquia, é possível viajar da capital para Porvoo através de um barco a vapor no verão. Embora Porvoo não seja exactamente uma cidade costeira, está ligada ao Golfo da Finlândia através do rio Porvoo. O rio atravessa a cidade, passando pelos marcos mais conhecidos de Porvoo: as casas de madeira vermelhas. Originalmente, estas casas eram pintadas de vermelho em homenagem à chegada de Gustav III, o rei da Suécia.
Historicamente, Porvoo tem sido um importante centro de comércio e estas casas foram originalmente  usadas para armazenar produtos. 
 
Photography: Niko Laurila
FI-4159433, enviado pela Nina.
A Catedral de Porvoo é uma catedral gótica da Igreja Evangélica Luterana da Finlândia, construída no século XV, embora as partes mais antigas datem do século XIII. 
A catedral foi incendiada várias vezes no século XVI: em 1508 a igreja foi destruída pelos dinamarqueses, em 1571 e 1590 foi incendiada pelos russos. No século XVII, a igreja foi restaurada, mas em 1708, durante a Grande Guerra do Norte (1700-1721), foi novamente incendiada. Naquela época, o edifício foi completamente destruído, exceto as paredes e abóbadas. Durante a Guerra da Continuação em 1941, a igreja foi atingida por uma bomba que caiu pelo telhado e abóbadas sem explodir. Finalmente, em 29 de maio de 2006, o telhado da igreja ardeu completamente devido a um incêndio criminoso. 
A Catedral é conhecida por ter se tornado temporariamente o "Parlamento de Porvoo", inaugurado na Catedral em 1809. Foi neste cenário que ocorreu a declaração do soberano Alexandre I (1801-1825), transferindo as oito antigas províncias da Suécia que constituem a Finlândia para o poder do imperador russo.

Sem comentários: