sábado, 5 de fevereiro de 2022

GB-1483696

Já vos aconteceu regressarem de uma viagem e algum tempo depois descobriram que vos passou ao lado um local fantástico? Foi o que me aconteceu com a Dean Village em Edimburgo. Quando pesquisei sobre a cidade e as suas atrações, nunca me apareceu nada sobre esta aldeia. Só algum tempo depois da viagem é que descobri que existia. Edimburgo está no topo dos locais que quero voltar a visitar, da próxima vez vou dedicar muito tempo a Dean Village. 

 
Photo: D. Noble, John Hinde Studios
GB-1483696, enviado pela Fran.
Dean Village é uma agradável aldeia situada nas margens do rio Water of Leith. Foi fundada no século XII pelos frades da Abadia de Holyrood. Outrora situada fora da cidade principal, acabou sendo integrada em Edimburgo no século XIX, à medida que a cidade se expandia.
A aldeia foi construída nas margens do Water of Leith, o rio que atravessa o norte de Edimburgo, e os moradores originais trabalhavam nas fábricas e moinhos de água, uma indústria que prosperou por cerca de 800 anos.  
O comércio de Dean Village sofreu uma notável redução até chegar ao ponto de se tornar um lugar pobre e decadente na década de 1960. Dez anos depois, ao se dar conta de que era um lugar agradável muito perto da cidade, a zona começou a ser recuperada e se tornou uma das regiões residenciais mais desejadas.
É fácil passar pela aldeia e não dar por ela, deve ter sido o que me aconteceu a mim, pois fica num vale mais baixo que o resto da cidade. A Dean Bridge foi construída sobre o vale, para facilitar a travessia, e muitos visitantes simplesmente acabam por atravessar a ponte sem se aperceberem que esta área idílica fica por abaixo.

Sem comentários: