segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Coudelaria de Kladruby nad Labem - Rep. Checa

Nas muitas vezes que troquei postais com o Emerich tive oportunidade de escolher postais desta coudelaria, mas nunca o fiz apesar de na altura estar na lista de tentativas da UNESCO. Em 2019, quando foi classificada como Património Mundial, arrependi-me de nunca o ter feito. Felizmente já consegui um postal de lá, graças à Lenka.
A Coudelaria Nacional em Kladruby nad Labem é uma das mais antigas ainda em operação na Europa. Aqui é criada a mais antiga raça de cavalos de carruagem checos - o Kladruber. Ao longo dos séculos de criação e treino de cavalos, até mesmo os campos ao redor da coudelaria foram sendo adaptados para este propósito. Juntos, a coudelaria e os campos, foram inscritos na lista do Património Mundial da UNESCO.
 
A Paisagem para Reprodução e Treino de Cavalos em Kladruby nad Labem é um monumento único que documenta a criação e treino secular dos Kladruber. A Coudelaria Kladruby é também uma das coudelarias mais antigas do mundo. Em 1579, o Imperador Rodolfo II promoveu a quinta a coudelaria para a corte imperial e desde então tem sido o lar dos cavalos Kladruber. Os cavalos Kladruber são atualmente criados tanto em Kladruby, que é particularmente conhecida por sua variedade branca, quanto em Slatiňany, conhecida por sua variedade preta. O principal rebanho de cavalos está alojado em Kladruby nad Labem - há cerca de 500 reprodutores com pedigree, éguas e potros.

Sem comentários: