terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Floresta Białowieża - Polónia & Bielorrússia

A Floresta  Białowieża é um Património Mundial partilhado pela Polónia e Bielorrússia. Esta propriedade transfronteiriça é excepcional pelas oportunidades que oferece para a conservação da biodiversidade. 
 

Licence photo by Adam Falkowsky
 
PL-1712750, enviado pela Aneta.
A Floresta Bialowieza é um grande complexo florestal localizado na fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia. 
Formada há dez mil anos, a floresta de Białowieża é um dos raros territórios, na Europa, nunca explorados pelo Homem. Graças a isso a floresta sobreviveu no seu estado natural até hoje.  
Esta propriedade inclui um complexo de florestas de várzea que são características da ecorregião terrestre de florestas mistas da Europa Central. A área tem uma importância excepcional para a conservação devido à escala das suas florestas antigas, que incluem extensas áreas não perturbadas onde os processos naturais estão em andamento. Uma consequência é a riqueza em madeira morta, em pé e no solo, e consequentemente uma grande diversidade de fungos e invertebrados saproxílicos.
 

A propriedade protege uma fauna diversificada e rica, da qual 59 espécies de mamíferos, mais de 250 aves, 13 anfíbios, 7 répteis e mais de 12.000 espécies de invertebrados. O símbolo icónico da floresta é o bisonte europeu: cerca de 900 indivíduos, o que representa quase 25% da população mundial total.
 
O Parque Nacional Bialowieza, na Polónia, foi inscrito na Lista do Património Mundial em 1979 e estendido para incluir Belovezhskaya Pushcha da Bielorrússia em 1992.

Sem comentários: