quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Dólmens de Antequera - Espanha

Et voilá, aqui está o 1º postal UNESCO do ano. Só consegui tê-lo graças à Lurdes que me enviou os postais de Angra do Heroísmo que o Jordi tanto queria. 
Em 2016, os dólmens, juntamente com duas montanhas estreitamente ligadas a este conjunto megalítico, foram declarados Património Mundial da UNESCO. Este postal mostra o dólmen de Menga, os outros dois são o dólmen de Viera e o Romenal. Os dois primeiros situam-se logo à saída da cidade de Antequera, enquanto que o Romenal fica a uns kms. 
Os dólmens Menga e Viera foram construídos provavelmente  entre 3500 e 3000 a. C. enquanto o Romeral foi construído mais tarde - em cerca de 2500 a. C.

Foto: Xavier Durán
O dólmen de Menga é o maior da Europa com quase 30 metros de comprimento. A maior pedra vertical pesa 180 toneladas. A título de comparação, a pedra mais pesada de Stonehenge, em Wiltshire, no Reino Unido, pesa 40 toneladas.
Este dólmen compreende três secções diferentes. O primeiro é um corredor aberto que leva a uma passagem ou secção de corredor de quatro pedras. Esta passagem leva à grande câmara funerária de forma oval.
O dólmen foi construído usando a "técnica ortostática", o que significa a construção de uma parede  "plantando" grandes pedras verticais sobre as quais eram colocadas outras pedras horizontalmente de modo a formar um telhado. Tem 27,5 metros de comprimento, enquanto a altura aumenta gradualmente de 2,7 metros na entrada até 3,5 metros na extremidade mais distante. O ponto mais largo é de 6 metros para a parte de trás, com um eixo de chão com 1,5 metro de diâmetro e 19,5 metros de profundidade. O eixo está alinhado com três pilares que suportam quatro pedras de telhado de 250 toneladas.
O dólmen de Menga é famoso pela sua localização geográfica. No solstício de verão, 21 de Junho, o sol da manhã brilha sobre o pico da Peña de los Enamorados e entra pelo corredor de entrada do dólmen. Este posicionamento muito exacto teria tido uma importância mística para as tribos pré-históricas que construíram o dólmen milhares de anos atrás.

Sem comentários: