quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Pas de la Casa - Andorra

Nesta altura do ano é capaz de haver muita gente a aproveitar as pistas de esqui em Andorra. Foi o que devem ter feito a Heidi e a Carla quando lá foram. Eu fui a Andorra mas não fiz nada disso, aliás, até nem vi muita neve. Postais é que havia com fartura. O 1º destes 3 foi comprado por mim e os outros foram enviados pela Heidi e pela Carla. 

El Pas de la Casa é uma estância de esqui, uma cidade e um passe de montanha na paróquia de Encamp, situada na fronteira com a França.

O  nome traduz-se literalmente como "a passagem da casa" e refere-se ao facto de que, até o início do século XX, havia apenas uma única cabana de pastor com vista para o passe. O passe marca a bacia hidrográfica dos Pirenéus, sendo o único ponto em Andorra, onde a água escorre para o Oceano Atlântico e é a nascente do rio Ariège. 

A uma altitude de 2.408 metros, é um dos pontos mais altos da rede rodoviária europeia.
As duas principais fontes de riqueza são o comércio, que gera um turismo fronteiriço, especialmente vindo de França, e os desportos de inverno, com as pistas de esqui de Grandvalira.

A estância de esqui de Pas de la Casa fica abaixo do passe do lado mais próximo da França e abaixo do Pic d'Envalira (2.827 metros). O seu primeiro teleférico foi inaugurado em 1957 e agora tem 31, 100 quilómetros de pistas e 6,26 quilómetros quadrados de terreno esquiável.
Grau Roig é um sector da estância de esqui de Grandvalira. Inclui pistas de esqui alpino e esqui cross-country. 

Sem comentários: