sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Éfeso - Turquia

Éfeso foi um dos últimos locais a entrar para a lista do Património Mundial da UNESCO e foi também um dos últimos locais a entrar para a minha colecção. Em Agosto a Ana visitei este local e quis enviar-me um postal, como não sabia qual escolher, enviou-me estes dois. 

Éfeso foi uma cidade greco-romana da Antiguidade situada na costa ocidental da Ásia Menor, próxima da actual Selçuk, província de Esmirna, na Turquia. Foi uma das doze cidades da Liga Jónia durante o período clássico grego. Durante o período romano, foi durante muitos anos a segunda maior cidade do Império Romano, apenas atrás de Roma, a capital do império. Tinha uma população de 250 000 habitantes no século I a.C., o que também fazia dela a segunda maior cidade do mundo na época.
Em 2015 a UNESCO integrou Éfeso na lista do Património da Humanidade. - in: wikipédia

 www.guneykartpostal.com
A Biblioteca de Celso foi construída em homenagem ao antigo senador romano Tibério Júlio Celso Polemeno, e suas obras foram concluídas em 135 d.C. pelo seu filho, Caio Júlio Áquila.
Foi uma das maiores bibliotecas do mundo antigo e poderia receber mais de 12.000 manuscritos. Celso morreu quando tinha 70 anos e  foi enterrado num sarcófago que se encontra por debaixo da biblioteca. 
Haviam nove degraus que levavam até a entrada da biblioteca, composta por três grandes portas. As grossas colunas entre as portas foram decoradas com estátuas representando a Sabedoria, o Conhecimento, a Inteligência e a Fortuna.
A biblioteca foi queimada durante o terceiro século pelos godos que atacaram Éfeso. Felizmente, uma grande parte de sua fachada não foi danificada e tem sobrevivido até aos dias de hoje em boas condições.

 © Copyright by KESKIN COLOR KARTPOSTALCILIK A. S.
O Grande Teatro foi construído no sopé da montanha Panayir no primeiro século d. C., e, mais tarde, foi renovado por vários imperadores romanos. Ele é considerado a estrutura mais imponente e impressionante da cidade Éfeso. Podia acolher até 25.000 espectadores.
Além das peças teatrais e apresentações de música também tiveram lugar no teatro eventos políticos e religiosos. Um dos mais importantes foi o conflito entre cristãos e seguidores de Artemis durante o qual São Paulo foi julgado e enviado para a prisão por ter sido acusado de ferir Artemis.
O Grande Teatro de Éfeso foi destruído por um terremoto no século IV e apenas uma parte foi reparada. No século VIII foi incorporado no sistema de defesa da cidade.

Sem comentários: