sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Castelos da Eslováquia

Já não recebia postais da Eslováquia desde 2015 quando enviei para mim de um Bratislava. Quando um Emerich me perguntou se queria fazer mais uma troca, depois de ver estes postais não hesitei. São mesmo muito bonitos. 

© 2014, fotografie Ladislav Renner
O Castelo de Trenčín construído no cimo de um rochedo íngreme é sem dúvida a característica dominante da cidade Trenčín e região de Považie. Este castelo, juntamente com os de Spiš e Devin, é um dos maiores da Europa.
História do castelo remonta à época do Império Romano, o que é provado por uma inscrição proclamando a vitória da legião romana contra os alemães no ano 179.
Mencionado pela primeira vez em 1067 como uma real fortaleza húngara, foi gradualmente aumentado e por volta do século XV dominava a parte norte do Império húngaro.
Em 1790 sofreu um incêndio e a família propriedade mudou-se para Dubnica. Depois disso o castelo entrou em decadência.
Hoje em dia o castelo abriga exposições do Museu de Trenčín, que documentam a história da região e do castelo.

© 2014, fotografie Ladislav Renner
Erguido numa alta falésia acima do rio Vah, o rio mais longo da Eslováquia, as magníficas ruínas do castelo de Beckov são uma característica dominante no horizonte.
O Castelo de Beckov é um dos castelos mais antigos do antigo Império Austro-Húngaro. Os primeiros registros escritos do castelo datam de 1208! A lenda diz que o castelo foi construído a mando do Duque de  Ctibor para o seu palhaço Becko.
Um dos mais famosos proprietários do castelo real foi o Rei Matus Cak de Trenčín (final do século XIII), que o reconstruiu extensivamente. 
Em 1996 as ruínas foram reforçadas e castelo foi aberto ao público.
Os visitantes podem ver restos de ricas decorações góticas e renascentistas, tanques e poços de água de pedra, a escadaria gótica na capela do castelo e outros elementos arquitectónicos históricos interessantes.
O castelo oferece uma vista magnífica sobre as encostas dos Cárpatos.

© 2012, fotografie Ladislav Renner
O Castelo de Čachtice foi um dos castelos reais que defendei a fronteira ocidental do Reino da Hungria. Foi construído na primeira metade do século XIII e ampliado no século XV.
Elizabeth Báthory viveu aqui no fim do século XVI, início do XVII. Devido aos seus hábitos sádicos, foi chamada de "a condessa sangrenta". Supostamente, terá matado 600 raparigas para depois de banhar  no seu sangue a fim de permanecer para sempre jovem e bonita.
A condessa foi condenada à prisão para o resto da vida em 1611 e morreu em 1614. A história da condessa sanguinária tornou-se objecto de inúmeras obras literárias ou teatrais.
O castelo foi queimado durante uma revolta e caiu em decadência. Hoje suas ruínas oferecem uma bela vista panorâmica.

Sem comentários: