quinta-feira, 14 de maio de 2015

Convento Novodevichy - Rússia

Há dias recebi o meu 4º postal do Convento Novodevichy em Moscovo. Depois de tantos postais já era altura de ter um post exclusivamente dedicado a este complexo que é Património Mundial desde 2004.
Estes postais foram enviados pela Natalia, pela Svetlana, pelo Mark e pela Tatiana.

Fundado em 1524 pelo Grão-Duque Vasily III para comemorar a recaptura de Smolensk aos lituanos, o Convento Novodevichy é uma das mais belas atracções turísticas em Moscovo. É particularmente notável por sua harmonia arquitectónica da sua posição, nas margens do rio Moscovo, permite excelentes vistas.

Originalmente o convento era uma das fortalezas que guardavam os arredores da cidade medieval. Foi estrategicamente posicionado para proteger a principal estrada de acesso ao sul da cidade, no ponto onde esta cruzava o rio Moscovo.
O convento tem desfrutado de um lugar de destaque ao longo de sua história, em parte como repositório para mulheres poderosas e incómodas, sendo a mais famosa a meia-irmã de Pedro, o Grande, Sofia, que fez muito para reconstruir o convento em 1680, antes de aqui ter sido enclausurada após a Rebelião dos Streltsy (antiga força militar russa) em 1698.

RU-3635234, enviado pela Svetlana.
Durante a invasão de Napoleão, o mosteiro resistiu aos esforços franceses em fazê-lo explodir, graças a algumas freiras de pensamento rápido que conseguiram extinguir os fusíveis em barris de pólvora depois dos soldados fugido. 
O convento também teve aparições notáveis na ficção do século XIX, como o local da proposta de execução de Pierre em Guerra e Paz, e como o local de encontro para Lyovin e Kitty em Anna Karenina.

RU-160449, enviado pelo Mark.
Depois da Revolução, o Convento foi transformado no Museu da Emancipação das Mulheres. Foi um dos primeiros conventos a ser devolvido à Igreja na sequência do fervor patriótico que se seguiu à vitória em 1945. As freiras só voltaram ao convento em 1994, no entanto, ele é muito mais uma atracção turística do que uma instituição religiosa de trabalho - pelo qual só podemos ser gratos considerando a riqueza de tesouros que podem ser vistos.

A Catedral de Nossa Senhora de Smolensk é a mais antiga , e a mais importante construção no convento. Foi construído na época da fundação do Convento, embora as suas cúpulas deslumbrantes tenham sido adicionadas um século depois. O interior é igualmente impressionante, com gloriosos frescos que datam de 1684 e pintados por Dmitry Grigorev de Yaroslavl.

Sem comentários: