quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

BR-339885

Uma das cidades que mais quero conhecer no Brasil é Ouro Preto. Já tenho vários postais de lá, especialmente de igrejas, agora tenho também do Museu da Inconfidência. 

Edição: Postais de Minas
BR-339885, enviado pelo Célio. 
O Museu da Inconfidência  é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira (1789), movimento pela Independência do Brasil baseado na Independência Americana, e que não teve sucesso, devido à sua delatação, e também oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes no século XVIII. Localiza-se na praça Tiradentes.
O Museu da Inconfidência teve seu embrião original na decisão de Getúlio Vargas, em 1936, de resgatar os despojos dos heróis da Inconfidência Mineira então sepultados em África. Foi inaugurado em 1942. 
O museu ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia, cuja construção foi iniciada em 1785. Para a obra o governador de Minas, Luís da Cunha Menezes, usou sentenciados e escravos recapturados nos quilombos e convocou ainda um exército de pedreiros, carpinteiros e artistas. Reúne valiosa coleção de objetos e manuscritos referentes à Inconfidência, obras atribuídas a Aleijadinho, Xavier de Brito, Mestre Ataíde, Servas... além de indumentárias, mobiliário e variados objetos do séculos XVIII e XIX. Destacam-se o Panteão dos Inconfidentes (onde se encontram os restos mortais dos principais nomes do movimento), pedaços da forca em que morreu Tiradentes e a primeira edição do livro "Marília de Dirceu". in: http://www.ouropreto.org.br/port/museus.asp

Sem comentários: