terça-feira, 7 de outubro de 2014

Locais de peregrinação no norte da Rep. Checa

Jiřetín pod Jedlovou e Rumburk são duas localidades que se situam na região de Ústi nad Labem, no norte da Rep. Checa.
Em Jiřetín pod Jedlovou encontra-se a Křížová hora, Montanha da Cruz, que com 563 metros de altitude, é uma das atracções da aldeia e local de peregrinação desde o século XVIII. Em Rumburk encontra-se a capela do Loreto. 

Foto-Design © Ateliér Stejskal Jiretin
No século XVIII tornou-se um lugar de peregrinação devido à lenda da aparição de Cristo a sete irmãos. Foi graças a esta lenda que se construiu uma Via Sacra no topo da montanha. Gottfried Liessner foi o responsável pela construção da Via Sacra e da Capela. 
As 11 estações da Via Sacra são pequenos altares com imagens de santos; as 12ª e 13ª estações são a Capela da Cruz e a 14ª é a Capela do Túmulo de Deus. 
Em 1969 esta área foi classificada como monumento cultural.   
A lenda conta que Cristo apareceu a sete irmãos e lhes pediu que voltassem mas apenas o mais novo voltou apesar de as suas pernas não serem saudáveis. O irmão mais novo construiu uma cruz em madeira na montanha e rezou lá durante muito tempo até que ficou curado. O local ficou conhecido e desde então vêm até à cruz muitos doentes na esperança de se curarem.

Foto-Design © Ateliér Stejskal Jiretin
A construção da capela começou em 1704 e os estuques em relevo foram terminados em 1709. A obra foi patrocinada por Anthony Florian do Liechtenstein e acredita-se que tenha sido desenhada por Johann Lukas von Hildebrandt, autor de várias estruturas barrocas na Áustria. 
Esta capela foi inspirada na Santa Casa da basílica do Santuário da Santa Casa em Loreto, Itália, mas a capela checa foi construída com arenito enquanto que a italiana foi construída com mármore. 

Sem comentários: