sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Vignale Monferrato - Itália

Há que tempos não recebia um postal de um local UNESCO novo, já tinha saudades. Ontem chegou finalmente um, o 50º local classificado da Itália, Paisagem Vinícola de Piemonte: Langhe-Roero e Monferrato, onde se incluem 5 áreas distintas de produção de vinho, Langa de Barolo, Colinas de Barbaresco, Nizza Monferrato e Barbera, Canelli e Asti Spumante, Monferrato de Inferot e ainda o Castelo Grinzane Cavour, um nome emblemático tanto no desenvolvimento de vinhas como na história italiana. Vignale Monferrato situa-se em Monferrato de Inferot. 
O postal foi enviado pela Marina. 

A Paisagem Vinícola do Piemonte está localizada na parte sul do Piemonte, entre o rio Po e os Apeninos da Ligúria e abrange toda a gama de processos técnicos e económicos relativos à viticultura e vinificação que caracterizou a região por séculos. 
Pólen de videira foi encontrado na área por volta do século V a.C., quando o Piemonte era um lugar de contacto e trocas comerciais entre os etruscos e celtas; palavras etruscas e celtas, em especial aquelas relacionadas com  o vinho, encontram-se ainda no dialecto local. Durante o Império Romano, Plínio, o Velho menciona a região de Piemonte como sendo uma das mais favorável para o cultivo de videiras na Itália antiga. 

Sem comentários: