quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Taizé - França

 A Cristina foi mais uma vez até Taizé. Já perdi a conta ao número de vezes que ela lá foi. Aqui estão apenas 3 dos postais que ela já me enviou de lá. O 1º chegou há dias e os outros dois chegaram em 2013 e 2010. 

 Photo: S. Leutenegger - 1077 © Ateliers et Presses de Taizé
Taizé é uma pequena aldeia, com menos de 200 habitantes, na região administrativa da Borgonha, no departamento Saône-et-Loire.
Em Taizé fica situada a Comunidade ecuménica de Taizé, fundada em 1940.

Photo Taizé - 1092 © Ateliers et Presses de Taizé
A comunidade de Taizé tornou-se um importante destino de peregrinação Cristã com milhares de pessoas que a visitam cada ano, e grupos até seis mil pessoas por semana, especialmente durante o verão.

É provável que no início a comunidade realizasse as suas orações na igreja românica da aldeia, a Igreja de Stª Maria Madalena, mas à medida que a comunidade foi crescendo, tornou-se necessária a construção de uma igreja maior. Actualmente, a comunidade está apenas a poucos passos desta igreja.
Felizmente a aldeia não abandonou a igreja, antes pelo contrário, restaurou-a. Trata-se de um igreja românica típica da Borgonha. Os seus traços e arquitectura são simples.

Sem comentários: