sábado, 9 de agosto de 2014

Campanário de Ivan o Grande, Moscovo - Rússia

A concentração de edifícios monumentais por metro quadrado no Kremlin de Moscovo, é qualquer coisa de impressionante. Este eu pensava que era mais uma bela igreja mas afinal trata-se de um campanário, o Campanário de Ivan o Grande. 

No lado oriental da Praça das Catedrais situa-se o magnífico Campanário Ivan o Grande, que com uma altura de 81 metros, foi o edifício mais alto de toda a Rússia durante quase 400 anos. Foi projectado em 1508 pelo italiano Marco Bono, por ordem de Ivan o Grande para servir de campanário às catedrais do Arcanjo, da Assumpção  e Anunciação.

Entre 1532 e 1543, o arquitecto Petrok Maliy construiu o Campanário da Assumpção, que se situa junto à torre e onde se encontra o Sino da Ressurreição, com 64 toneladas, feito no século XIX. Em 1624 foi adicionada a Torre Filaret, a torre mais pequenina do lado esquerdo da estrutura.
Em 1812 os soldados de Napoleão destruíram vários dos edifícios do Kremlin e tentaram fazer explodir o campanário. Felizmente falharam mas o campanário e a Torre Filaret ficaram danificados. Foram restaurados em 1819 pelo arquitecto D.I. Gilardi.
Existem 21 sinos na torre e no campanário, sendo o Sino da Assumpção o maior deles. Era sempre o primeiro sino a fazer-se ouvir durante os feriados religiosos e depois dele tocavam todos os outros sinos de Moscovo. Foi em 1918 que teve lugar a última celebração da Páscoa no Kremlin e os sinos do campanário só voltaram a tocar em 1992.
Foi levado a cabo um grande restauro na década de 1950 e foi criada no rés-do-chão uma sala de exposições que é utilizada para exposições temporárias. 

Sem comentários: