domingo, 16 de março de 2014

Extracção de Petróleo - EUA

O Oklahoma é o 5º estado dos EUA que mais extrai petróleo, por isso não é de estranhar que pelo estado se encontrem várias destas máquinas. Em inglês têm vários nomes e em português também se podem chamar de várias maneiras, bomba de vareta de sucção ou simplesmente bomba de vareta, e também, bomba cavalo de pau ou cabeça de cavalo.
O postal foi enviado pela Carol.

Photo by J. Griffis Smith 
O sistema de extracção de petróleo é diferente para cada tipo de jazida. Se ela tiver a quantidade de gás suficiente, a própria pressão dele faz com que o óleo jorre pelo local perfurado. No entanto, se houver pressão fraca ou nula, são necessários modos artificiais para fazer a extracção e é aí que entram estas bombas.
Neste sistema de bombeamento, é usado um motor eléctrico que acciona uma caixa de engrenagens que, por sua vez, movimenta uma alavanca que empurra e puxa uma vareta polida para cima e para baixo. Tal vareta é fixada numa vareta de sucção, que é fixada a uma bomba, que é forçada para cima e para baixo, criando uma sucção que puxa o petróleo para a superfície.

Sem comentários: