segunda-feira, 31 de março de 2014

Castelos da Rep. Checa

Estou (mais uma vez) a preparar uma viagem à Rep. Checa e devo dizer que não é nada fácil. Há tanta coisa que gostava de visitar, cidades, locais UNESCO, castelos... acho mesmo que devia passar as duas semanas de férias lá, talvez assim tivesse tempo de visitar algum destes castelos. 

Foto: Ivan Rillich
Kokořín é um castelo localizado a uns 10 km nordeste de Mělník. Foi construído na primeira metade do século XIV por ordem de Hynek Berka z Dubé. Foi fortemente danificado durante as guerras hussitas e permaneceu em ruínas até a campanha de reconstrução de 1911–1918. Foi nacionalizado em 1948 e foi classificado como Monumento Cultural Nacional em 2001.

 Foto: Ivan Rillich
O castelo de Zleby situa-se no pequeno município de Čáslav, que está localizado na região da Boémia Central.
O palácio gótico é considerado a maior atração de todo o distrito de Kutna Hora, apesar de a cidade ficar a 25 km do Castelo de Zleby.
A estrutura gótica medieval do castelo foi construída no século XIII pelos senhores de Lichtenburg
Durante as guerras hussitas, ocastelo sofreu enormes danos e teve de ser restaurado e reconstruído em detalhe. Nos séculos XVI e XVII, a mansão estava na posse de Chotouchovských, que o transformou no palácio renascentista que vemos hoje.
Um pouco mais tarde passou para as mãos dos senhores de Auersperg. Entre 1849-1868, os membros desta família  transformaram o interior do castelo de acordo com o estilo inglês. 

O último herdeiro masculino da família foi o príncipe Ferdinando, que morreu em 1942. Após sua morte, que o castelo foi administrado por Marie Trauttmansdorfu, quem tomou conta da mansão até 1945, quando o sistema político o nacionalizou.

O seu espólio actual é composto por uma grande e interessante colecção de equipamentos militares, papel de parede em couro, mosaicos, uma galeria com retratos do século XVI e outras coisas interessantes.

 Foto: Ivan Rillich
Bouzov, um dos castelos mais visitados da República Checa, está localizado apenas a 35 km de Olomouc. O castelo foi inicialmente construído como uma fortaleza gótica no início do século XIV. No século XV, as fortificações foram ampliadas e reforçadas, e nos séculos XVI e XVII, o castelo foi gradualmente convertido numa residência local residencial. No final do século XIX, início do século XX, foi reconstruído em estilo romântico pelo Arquiduque Eugene de Habsburg, para se transformar numa residência de verão dos Cavaleiros Teutónicos.
Diz-se que este castelo foi o local de nascimento do rei checo George de Podebrady
É um exemplo perfeito de um castelo medieval, equipado com o maior conforto do seu tempo.

Sem comentários: