quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Saint-Savin sur Gartempe - França

Há uns meses atrás enviei um postal oficial para França que acabou por expirar. Passados mais de 200 dias depois de ter enviado o 1º, enviei um outro e esse chegou ao destino. Na mensagem de agradecimento para além de um merci, veio também a simpática oferta de um postal de Saint-Savin sur Gartempe, um dos locais UNESCO da França que me faltavam. Fiquei super contente com a oferta e foi assim que consegui mais um local novo. 

© M. G. Editions
Obra-prima da arte romana, a igreja da abadia de Saint-Savin sur Gartempe, situada no departamento Vienne, a 50 km a leste de Poitiers e no coração da região Poitou, abriga o mais amplo conjunto de pinturas romanas da Europa. A igreja da abadia, considerada monumento histórico desde 1840, passou a fazer parte em 1984 do Património Mundial da UNESCO.
Conhecida como a “Sistina romana”, a abadia de Saint-Savin possui na sua decoração diversas e magníficas pinturas murais dos séculos XI e XII, que conseguiram manter-se  incrivelmente intactas”, frisa o site da UNESCO.
Esses belos frescos, cuja demanda de realização foi feita pelos monges beneditinos nos séculos XI e XII, resistiram ao tempo graças à intervenção de Prosper Mérimée, que promoveu as primeiras campanhas de restauração em 1835
O conjunto da abadia inclui a igreja, o convento, a residência abacial e os jardins.
A igreja, de dimensões impressionantes (47 metros de comprimento), foi construída nos séculos XI e XII graças a uma doação de Aumode, condessa de Poitou. - in: http://www.france.fr/pt/arte-e-cultura/igreja-da-abadia-de-saint-savin-sur-gartempe

Sem comentários: