domingo, 2 de junho de 2013

Catedral de Palma de Maiorca

Há uns meses a Ingrid da Aústria pediu-me para trocar uns postais com ela. Depois de ver o que ela tinha para oferecer não podia dizer que não. Para além de alguns postais da Aústria também escolhi um de Malta e este com a Catedral de Palma de Maiorca em Espanha.

Tullio Gatti Photo Gallery
A Catedral gótica de Santa Maria de Palma foi fundada pelo rei Jaime I de Aragão, para honrar uma promessa que fez à Virgem Maria, depois de sobreviver a uma terrível tempestade.
Construída no local de uma mesquita árabe pré-existente, a catedral tem 121 metros de comprimento, 55 metros de largura e ocupa uma área de aproximadamente 6.600 m2.
Foi desenhada no estilo gótico francês com influências do gótico do Norte Europeu e construída com calcário das pedreiras Santanyi.
A sua construção decorreu entre 1230 - 1601. Em 1851 a fachada principal caiu durante um terramoto e foi reconstruída em estilo neogótico por Joan Bautista Peyronnet.
O enorme lustre de ferro no alto do altar-mor foi forjado por Antonio Gaudí, que esteve envolvido nos trabalhos de restauração da Catedral entre 1901 e 1914.

Sem comentários: