domingo, 28 de abril de 2013

TR-129666

Este é um dos meus poucos oficiais turcos. Mostra o Palácio Dolmabahçe em Istambul. Foi construído em estilo Sekerci por ordem do sultão Abdülmecid I entre 1842 e 1853.

© KESKIN COLOR KARTPOSTALCILIK A. S.
TR-129666, enviado pela Aysu.
O palácio está situado à beira do mar e tem uma decoração interna  e arquitectura externa são deslumbrantes.
No final do século XIX, principalmente entre os anos 1844 – 1853, as influências da cultura ocidental tinham já presença no Império Otomano sendo que o Palacio de Dolmabahçe é um exemplo dessas mudanças culturais, combinando o estilo de vida do Oriente com a arquitectura Europeia. Embora a economia do Império estivesse em declinio durante a construção do palácio, não foram feitos nenhuns cortes. Pelo contrário, os materiais da mais alta qualidade foram utilizados e uma grande parte deles foram trazidos de países estrangeiros.
O palácio foi habitado oficialmente após a Guerra da Criméia (1856) pelo sultão Abdulmecit durante 15 anos e passou a ser a residência dos sultões em vez do Palacio de Topkapi. É composto de três níveis com 285 quartos e 43 salas. Três de seus lados são interiores e o quarto é junto ao mar.
Dentro do palácio, as impressionantes pinturas de artistas, que viveram naquela época, adornam as paredes ou até mesmo o tecto das salas. O piso em parquet é coberto com tapetes feitos de seda ou lã e o mobiliário colocado em cada quarto é diferente dos outros em cores e em decoração. Lustres de cristal, lareiras e raros objectos artesanais podem ser vistos por todo o palácio. O lustre que decora o salão, reina sob uma cúpula de 36 metros acima do solo e pesa cerca de 4,5 toneladas.
No palácio, existe uma secção para o Harém, onde pode-se ver o quarto do sultão, o apartamento das mulheres e os apartamentos da mãe do sultão. O quarto de banho usado pelo sultão é uma das salas mais impressionantes dos palácios devido aos seus moveis de luxo e do alabastro, o mármore usado para sua construção.
Kemal Ataturk, como o líder da República Turca, costumava residir no Palacio de Dolmabahçe durante suas visitas em Istambul, e este é o lugar onde morreu em 1938. É importante notar que todos os relógios do palácio foram parados no momento da sua morte, 9:05! - in: http://www.turismogrecia.info/guias/turquia/o-palacio-dolmabahce

Sem comentários: