sexta-feira, 26 de abril de 2013

Favoritos da Bulgária

Aqui estão 2 belos postais enviados da Bulgária pela Lilia.

 UNICART
O Mosteiro de Glozhene situa-se a 17 km's da aldeia com o mesmo nome. 
Este mosteiro foi construído no início do século XVIII por monges que o dedicaram a São Jorge. Foi construído num rochedo com alguma altitude para o proteger das invasões otomanas.  
O mosteiro continua activo mosteiro masculino e é um monumento protegido por lei.  
 
 UNICART
Vidin é uma cidade portuária na margem sul do rio Danúbio, no noroeste da Bulgária. Existem 2 fortalezas na cidade, uma delas é esta que está no postal, Baba Vida.
A construção da fortalexa começou na segunda metade do século X e terminou durante o Segundo Império Búlgaro (fim do século XII– século XIV).
Esta fortaleza está associada a uma lenda, segund a qual, Vida era a filha mais velha de três filhas do rei búlgaro. As duas filhas mais novas, Kula e Gamza, casaram mas tinham casamentos infelizes. Ao ver como as suas irmãs eram infelizes, Vida rejeitou todos os pedidos de casamento que lhe foram feitos, construiu a fortaleza e aí ficou o resto da sua vida.  
A fortaleza teve um papel significativo durante o Governo Otomano da Bulgária, tendo sido utilizada como  paiol e prisão. Após o século XVIII não voltou a ser utilizada para fins defensivos.
Baba Vida foi aberta ao público em 1958 e em 1964 foi declarada um monumento de cultura com importância nacional.
Hoje em dia, Baba Vida é uma fortaleza-museu, onde estão guardados todos os achados e informação sobre a sua história.

Sem comentários: