sábado, 13 de abril de 2013

Locais Unesco da Roménia

Há mais de um ano que não recebia postais da Roméria mas a espera foi compensada com estes postais dos 2 últimos locais Unesco que me faltavam de lá, Fortalezas Dácias nos Montes Orastie e o Mosteiro Horezu. O 1º postal foi enviado pela Fabienne e o 2º pelo Manú.

Construídas nos séculos I a. C. e I d. C. as seis Fortalezas Dácias das Montanhas Orastie, mostram uma fusão pouco habitual das técnicas arquitectónicas militares e religiosas, e dos conceitos do mundo clássico e europeus do fim da Idade.
Estas fortalezas, núcleos do Reino Dácio, foram conquistadas pelos Romanos no século II D. C. As suas vastas e bem preservadas ruínas encontram-se num ambiente paisagístico único e dão-nos uma imagem desta vigorosa e inovadora civilização.
As seis fortalezas – Sarmizegetusa, Blidaru, Piatra Roşie, Costeşti, Căpâlna e Băniţa - que formavam o sistema defensivo de Decébalo foram declaradas pela UNESCO como Património da Humanidade em 1999.

Foto: C. P. C. S.
O Mosteiro de Horezu, de culto ortodoxo, foi construído entre os anos 1690 e 1693 pelo príncipe valaco Constantin Brâncoveanu na povoação de Horezu (Vâlcea, na Roménia). É considerado uma obra prima do "estilo Brâncovano".
Destaca pelo equilíbrio e pureza de suas linhas arquitectónicas, a riqueza dos detalhes esculpidos, o tratamento das composições religiosas e suas pinturas, tanto os retratos votivos como a profusa decoração.
No século XVIII foi fundada no local uma escola de pintores de murais e ícones que teve grande fama no sudeste europeu.
A biblioteca conserva destacadas edições do século XVI de autores clássicos. Em 1993 a UNESCO declarou-o Património da Humanidade. - in: wikipédia

Sem comentários: