segunda-feira, 16 de julho de 2012

Humberstone - Chile

Este é mais um postal de um local Unesco novo na minha colecção. Humberstone é uma refinaria de nitrato de potássio no norte do Chile, a 47 km's da cidade de Iquique. Juntamente com a refinaria de Santa Laura, faz parte da Lista do Património Mundial desde 2005.

 Foto: Alex Huber
Fundada com o nome original de La Palma em 1872, Humberstone foi uma das maiores produtoras de nitrato da região.
Contudo a Grande Depressão de 1929 e a produção sintética de amoníaco pelos alemãoes Fritz e Carl Bosch, fazem com que La Palma e Santa Laura entrem em colapso. À beira da falência, ambas as refinarias acabam por ser compradas pela Cosatan (Compañia Salitrera de Tarapacá y Antofogasta) em 1934. Esta companhia amplia e renova La Palma que passa a chamar-se Santiago Humberstone em homenagem a James Thomas Humberstone.  
No seu auge, Humberstome chegou a contar com 3500 habitantes.
Com o passar dos anos a era dourada de Humberstone começa a apagar-se e a Cosatan entra em crise, levando ao ser desaparecimento em  1958 e ao abandono das refinarias em 1960-1961.
Apesar de alguns anos de abandono, em 1970 foram convertidas em aldeias fantasmas e declaradas Monumentos Nacionais.  Com a formação da Corporación Museo del Salitre, alguns do seus edifícios foram restaurados.
Neste postal pode ver-se uma vista geral de Humberstone, a torre de fundição, a mercearia, casas, um hotel, um teatro e a igreja.

Sem comentários: