sábado, 28 de julho de 2012

Almadén - Espanha

Com este postal consegui finalmente todos os 44 locais classificados pela Unesco em Espanha. Considero isto um grande feito "postalístico"!!! Tenho a agradecer à Fabienne com quem troquei outras vezes e com quem consegui outros locais espanhóis.
Almadén foi colocado na lista do Património Mundial da Humanidade há apenas algumas semanas juntamente com Idrija, uma cidade na Eslovénia. Ambas têm em comum a produção de mercúrio.

Diseño - foto Domingo
O depósito de mercúrio em Almadén formou-se há 430 milhões de anos. Desde o século IV A.C. até há poucos anos, estima-se que estas minas de mercúrio tenham produzido uma terça parte do mercúrio consumido pela humanidade.
A produção de mercúrio em Almadén é duas vezes e meia maior que a produção em Idrija, a segunda maior mina do mundo.
As minas encontram-se encerradas desde 2002 devido à queda do preço do mercúrio, à redução do seu uso e alta toxicidade. Apesar de encerradas encontram-se em bom estado de conservação. Em 2006 voltaram a abrir mas para receber o público interessado em disfrutar da experiência de descer até 50 metros de profundidade, ver como era a mina e como foi sendo explorada com as tecnologias de cada época.
No postal pode ver-se o museu e o poço de San Teodoro.

Sem comentários: