quarta-feira, 4 de julho de 2012

Cáceres & Plasencia

Agora seguem-se uma série de postais espanhós enviados pelo Luis. Combinámos uma troca já há algum tempo e pensei que os postais não iam chegar mas chegaram a semana passada e são bem interessantes.
Neste post está um postal de Cáceres, Património Mundial da Humanidade e de Plasencia, candidata ao mesmo título.

 Ed. Pergamiño
Cáceres é uma cidade espanhola na província com o mesmo nome, na comunidade autónoma da Estremadura. A cidade considerada Património da Humanidade pela UNESCO em 1986.
Um dos monumentos da cidade e que aqui se pode ver no postal é a Torre das Cegonhas que faz parte do Palácio das Cegonhas.
 O Palacio de las Cigüeñas situa-se na Plaza de San Mateo, na parte mais alta da cidade monumental de Cáceres.
O palácio é conhecido por este nome devido ao grande número de cegonhas que nele nidificavam. Foi edificado, no século XV, por Diego de Ovando sobre uma parte do antigo alcázar almóada.
O que realmente se destaca no conjunto é a sua alta torre com ameias sustentadas por pequenas mísulas. Trata-se da única torre do recinto histórico que não foi cortada. A casa dos Ovando livrou-se da ordem real, de Isabel a Católica, ditada contra as torres de todas as casas pela lealdade das mesmas a Joana de Trastâmara na disputa pelo trono de Castela. Em 1480, depois da coroação de Isabel, foi ortogado a Diego de Ovando o direito de levantar a dita torre.
O palácio foi reformado na década de 1940 para acolher a sede do Governo Militar e, actualmente, continua na posse do Ministério da Defesa. - in: wikipédia
Foto: Modesto Galán
Há apenas alguns dias a Espanha escreveu mais um local na lista do Património Mundial, Almadén mas havia uma outra candidatura, Paisagens Mediterrânicas de Plasencia, Monfrague e Trujillo. Por azar foi escolhida a candidatura de onde não tenho postais :( De Trujillo já tenho um postal e agora recebi este de Plasencia. É caso para dizer, paciência.
Plasencia também se situa na província de Cáceres, comunidade autónoma da Estremadura. 
A cidade conta com um rico património histórico, concentrado principalmente no centro histórico bem preservado, onde ainda se respira uma atmosfera muito medieval.
Neste postal está o Palácio do marquês de Mirabel, construído no século XV, em estilo renascentista, com partes góticas na parte mais antiga. Está unido à igreja e convento de Santo Domingo e actualmente alberga um museu cinegético com peças de diversas espécies autóctones e de outras zonas.

Sem comentários: