quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Gibraltar

Disse que tenho alguns postais de Gibraltar e aqui ficam mais dois. O primeiro foi enviado pela Joaninha que esteve lá em 2012 e o outro e um bocado mais antigo, chegou em 2007 após uma troca com a Ana.

Copyright & Distributors Estoril LTD

Apesar de Espanha estar ali ao lado, Gibraltar é um território britânico e até as cabines telefónicas fazem o favor de realçar esse facto. 
Gibraltar tem apenas 6,7 km² de extensão, mas tem muita história para contar,e como já vimos, foi muito disputado ao longo dos séculos.
A razão de tanto interesse nesse pequeno pedaço de terra é, principalmente, a sua localização estratégica: no meio do mar mediterrâneo, conectado à Espanha e a apenas 14 km de distância da África. 
Um dos locais mais visitados de Gibraltar é a Ponta de Europa, um miradouro onde se pode ver onde Espanha acaba e África começa. As imagens captadas desde o miradouro são impressionantes devido à vista do mar aberto com as 2 zonas costeiras: uma espanhola e a outra africana.
 
Grande parte do território é composto por um rochedo de 426 metros de altura que oferece uma vista bastante privilegiada em todas as direções.
O rochedo nada mais é do que um promontório de rochas monolíticas que se formou há muito tempo, há cerca de 200 milhões de anos, quando duas placas tectónicas colidiram. 
A maior parte do rochedo é área abrangida por uma reserva natural, onde vivem cerca de 250 macacos-berberes.

Sem comentários: