domingo, 23 de janeiro de 2011

Acrópole de Atenas- Grécia

A Sofia "sofia_art" tagou-me e enviou-me este postal que estava nos meus favoritos.
Queria muito ter um postal da Acrópole, ainda não tinha nenhum de lá, ou melhor, tinha mas era um multivistas.


"A Acrópole de Atenas é a mais conhecida e famosa das acrópoles da Grécia. Seu significado é tal na arte e cultura do ocidente que muitas vezes é referida simplesmente como a acrópole. É uma colina rochosa de topo plano com 150 metros de altura do nível do mar, em Atenas e abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion.
Apesar de não ser a única acrópole, a Acrópole de Atenas é certamente a mais famosa de todas. As acrópoles da Antiga Grécia eram, como o próprio nome diz, "cidades altas" construídas no ponto mais elevado das cidades, serviam originalmente como proteção contra invasores de cidades inimigas, e quase sempre eram cercadas por muralhas. Com o tempo, passaram a servir como sedes administrativas civis ou religiosas. A Acrópole de Atenas foi construída por volta de 450 a.C., sob a administração do célebre estadista Péricles; foi dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade. A maior parte das estruturas da Acrópole de Atenas estão em ruínas; entre as que ainda estão de pé, estão o propileu, o portal para a parte sagrada da Acrópole; o Partenon, templo principal de Atenas; o Erecteion, templo dos deuses do campo, e o Templo de Athena Niké, simbólico da harmonia do estado de Atenas." - in: wikipédia

1 comentário:

Denise disse...

Acropolis e tudo de bom, ainda mais se vc chega em setembro de noite com a Lua cheia ,e se depara com ela toda iluminada. Esta imagem jamais irei esquecer, pois meus olhos se encheram de l'agrimas.
Espero voltar mais vezes ,subir mesmo no sol escaldante.
Boa Viagem! Denise