quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Postais Unesco

Há dias a Tine da Bélgica contactou-me através do picasa dizendo que queria uns determinados postais. Depois de ver os albuns dela com os postais que tinha para trocar, aceitei fazer a troca e escolhi estes postais unesco. Os 4 primeiros são de locais novos, Sítio Arqueológico de Cartago na Tunísia; Parque Nacional Thingvellir na Islândia, Parque Nacional Kakadu na Austrália e Ksar de Ait-Ben-Haddou em Marrocos. O último, do Uzbequistão, escolhi-o porque estava marcado como sendo de outro local que eu não tinha mas ao recebê-lo vi que é de Samarkand e, desse local já tenho outro postal.

Cartago é uma antiga cidade, originariamente uma colónia fenícia no norte de África, situada a leste do lago Túnis, perto do centro de Túnis, na Tunísia. Foi uma potência na antiguidade, disputando com Roma o controlo do Mar Mediterrâneo. Dessa disputa originaram-se as três Guerras Púnicas, após as quais Cartago foi destruída.
A antiga capital púnica é hoje um bairro de Túnis e uma estação arqueológica e turística importante, tendo sido classificada como Património Mundial da Humanidade em 1979.

Com este postal do Parque Nacional de Thingvellir, completei a Islândia.
Este parque situa-se no sudueste da Islândia e é um dos lugares mais importantes do país.
Em 930 o parlamento do país foi aí fundado. Era neste local que um proclamador lia, em público, as leis e após a proclamação das leis, ainda ocorriam os julgamentos criminais. Hoje em dia, os visitantes podem conhecer o Drekkingarhylaur (a então piscina de afogamentos) no rio, onde as mulheres infractoras eram afogadas.
A independência islandesa foi proclamada neste lugar em 17 de Junho de 1944, e hoje o parque funciona como casa de verão do primeiro-ministro do país.
Em 2004 foi declarado Património Mundial da Humanidade.

Este parque, Património Mundial desde 1981, situa-se no Território do Norte na Austrália.
Parque Nacional de Kakadu é uma reserva arqueológica e etnológica única no mundo, porque o seu território foi habitado pelo homem durante mais de 40.000 anos sem interrupção. As pinturas e pictogramas encontros neste local ilustram a história das técnicas e do modo de vida das suas sucessivas povoações, desde os caçadores-recolectores do Neolítico até aos aborígenes que ainda habitam o local. Além disso, o parque também é um exemplo único no seu género devido ao conjunto de ecosistemas – costas baixas arenosas, mesetas, planícies inundadas e terras baixas– que são o habitat de um grande número de espécies endémicas de plantas e animais.

"Ait-Ben-Haddou é uma cidade fortificada, ou ksar, em Souss - Massa - Draâ, Marrocos, na antiga rota de caravanas entre o Saara e Marraquexe. Situa-se numa colina à beira do rio Quarzazate. A cidade é constituída por um grupo de várias pequenas fortalezas, ou kasbahs, chegando a ter dez metros de altura cada uma. A maioria dos habitantes da cidade vivem agora numa aldeia mais moderna, no outro lado do rio; no entanto, dez famílias ainda vivem no ksar. Neste ksar foram filmados vários filmes famosos, incluindo Lawrence da Arábia, A Múmia, Gladiador e Alexandre o Grande, entre outros, entre outros.
O Ksar foi fundado em 757, e começou como a casa de uma família apenas, no entanto a povoação cresceu até ao seu tamanho actual. O túmulo do seu fundador, Ben-Haddou está na base da colina, por trás da povoação
O sítio foi declarado Património Mundial da Unesco em 1987." - in: wikipédia

A Madrasa Tilla-Kori é umas das 3 madrasas da Praça Registan em Samarkand. Foi construída em 1646-1660. Para além de escola corânica, funcionou também como mesquita sinódica.

Sem comentários: