quinta-feira, 8 de julho de 2010

Surtsey - Islândia

Aqui está um postal que me agrada bastante. Em 1º lugar é de um local unesco novo, Surtsey na Islândia, e em 2º é um vulcão. Consegui-o numa tag e foi enviado da Estónia pela "ossuusso".


"Surtsey é uma ilha vulcânica nas imediações da costa sul da Islândia, constituindo o ponto mais meridional daquele país. A ilha foi formada por uma erupção vulcânica que começou a 130 metros abaixo da superfície do oceano, emergindo a 14 de Novembro de 1963, o que faz daquela ilha um dos territórios mais jovens do planeta e a ilha mais nova do Oceano Atlântico.

A erupção, que começara alguns dias antes da ilha emergir, durou até 5 de Junho de 1967, data em que a ilha atingiu a sua máxima extensão, ocupando então uma área de 2,7 km2. Desde então, a erosão marinha e o vento têm vindo a reduzir paulatinamente o tamanho da ilha que em 2002 já tinha apenas 1,4 km2 de área. A nova ilha foi baptizada em honra Surtr, o gigante do fogo da mitologia nórdica. Dada a facilidade com que pode ser acedida e à existência de uma comunidade de vulcanologistas experiente na Islândia, a ilha foi estudada intensivamente desde os estádios iniciais da erupção, fornecendo um modelo de grande interesse para os estudos de vulcanologia e evolução dos materiais vulcânicos, erosão costeira e ecologia, com destaque para estudos sobre a palagonitização dos tufos vulcânicos e os processos de colonização vegetal de novos territórios insulares. A ilha resultou de uma erupção situada ao longo de uma das múltiplas linhas de fractura que formam o sistema vulcânico submarino de Vestmannaeyjar (arquipélago das ilhas Vestmann), parte da grande cadeia vulcânica da Dorsal Média do Atlântico." - in: wikipedia

Sem comentários: